sexta-feira, 11 de julho de 2014

III Seminário Interno PIBID História UPF





Socializar e avaliar as ações desenvolvidas pelos bolsistas licenciandos, juntamente com as professoras supervisoras, foi o objetivo central do III Seminário Interno PIBID História UPF.

O subprojeto PIBID História é composto por 20 bolsistas licenciandos, e 4 professoras supervisoras. Atua em quatro escolas da Educação Básica da rede de ensino estadual e municipal de Passo Fundo, atendendo um total de 200 alunos: Ensino Fundamental: EEEF Anna Willig, 6º e 7º Anos, EMEF Padre José de Anchieta, 6º Anos; Ensino Médio: EEEM Alberto Pasqualini, 1º e 2º Anos; EEEM Adelino Pereira Simões, 3º Ano.

As atividades desenvolvidas e apresentadas pelo grupo são compostas por reuniões de planejamento e oficinas na UPF, encontros nas escolas e intervenções em sala de aula, acompanhadas pelas professoras supervisoras. Essa primeira prática de ensino-aprendizagem contemplou os temas: teorias de povoamento da América, cultura e povos indígenas, o povoamento do RS, estudos arqueológicos, literatura renascentista, história de Passo Fundo, com o uso de recursos e atividades variadas, como mapas temáticos, escavação arqueológica, estudo de documentos históricos, produção textual, produção de história em quadrinhos, dentre outros.

O seminário também foi um espaço para esboçar as ações a serem desenvolvidas pelo subprojeto no segundo semestre, visando estudar e produzir material de apoio para o ensino de história por meio de jogos, literatura, história local e atividades de pesquisa, além de formar nas escolas laboratórios de ensino.

Outro ponto positivo salientado pelo grupo foram as reuniões descentralizadas do grupo, com o objetivo de conhecer os espaços escolares envolvidos no subprojeto.


O evento, organizado pela Coordenadora de Área Pibid História, professora Rosane M Neumann, também contou a presença das professoras Marlete Dietrich e Cláudia Toldo, coordenadoras institucionais do Pibid UPF, Suelen Oliveira, secretária do Pibid, Marlise Meyrer, Marcos Gerhardt e Adriano Comissoli, professores do curso de História.

Nenhum comentário: