terça-feira, 19 de agosto de 2014

Doutorando em História lança livro com base em pesquisa desenvolvida no PPGH da UPF

O livro “Frigorífico Safrita de Itapiranga: um projeto de desenvolvimento regional no extremo oeste catarinense”, lançado pelo doutorando do PPGH da UPF Douglas Orestes Franzen, faz uma análise da formação e desenvolvimento do empreendimento Safrita. Resultado da pesquisa de Mestrado desenvolvida no PPGH da UPF, o livro aborda aspectos do processo de desenvolvimento conservador ocorrido no Brasil no século XX, mas vai mais a fundo, busca compreender a formação e desenvolvimento da colonização étnica e confessional Porto Novo numa ótica de reordenamentos sociais, econômicos e ambientais ocorridos nesse espaço com a implantação do frigorífico a partir da década de 1960.
“O livro busca fazer uma análise do contexto que propiciou a criação de um frigorífico em Itapiranga na década de 1960. É uma história de como se criam as condições para a formação e desenvolvimento de uma empresa e de como o Frigorífico Safrita colaborou na formação de novas relações de trabalho e de produção para a sociedade e a economia local", destaca o autor.
Na apresentação do livro, o professor Dr. Alcides Goularti Filho da UNESC comenta que “o conflito entre o ideal comunitário e as estratégias empresariais e entre o agronegócio e a agricultura familiar, a modernização conservadora, o desenvolvimento regional como resultado de forças endógenas e a colonização, estão entre os diversos temas que perpassam a escrita de Douglas. Isto já basta para iniciarmos uma leitura atenta e prazerosa.”
O livro foi lançado pela editora Letra & Vida de Porto Alegre e compõe o acervo de publicações do Núcleo de Memória e Cultura – NEMEC, do Programa de Pós Graduação em História da Universidade de Passo Fundo.



Nenhum comentário: