terça-feira, 2 de setembro de 2014

CHAMADA DE TEXTOS PARA PUBLICAÇÃO DE LIVRO


TÍTULO PROPOSTO - ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

TEMA: A proposta do tema ENSINO DE HISTÓRIA: experiências de sala na educação básica tem por objetivo relatar de forma reflexiva experiências práticas e de metodologias de ensino de História que envolvam:
·         Propostas curriculares por projetos, eixos temáticos, problemas de pesquisa, entre outras alternativas renovadoras no Ensino Fundamental e Médio;
·         Conteúdos, currículo e conceitos históricos;
·         Desafios da aprendizagem na disciplina de História
·         Procedimentos metodológicos: práticas interdisciplinares, abordagem histórica (história ambiental, história do meio, história local, história da criança, etc.); patrimônio e memória;
·         Materiais e fontes históricas como recurso didático;
·         Educação patrimonial.

UNIDADES PREVISTAS:
·         Unidade I - Ensino de História na Educação Básica: Experiências de ensino na disciplina de História na Educação Básica: metodologias, práticas, possibilidades, relatos de experiências, currículo.
·          Unidade II - PIBID e Estágio Supervisionado na Graduação: experiências de ensino desenvolvidas em atividades do Curso de Graduação em História da UPF.
·         Unidade III - Memória e patrimônio: práticas de ensino envolvendo memória e patrimônio, educação patrimonial, museus, centros de memória, Arquivo Histórico.

COLABORADORES: PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL (REDES MUNICIPAL, ESTADUAL E PARTICULAR) E ALUNOS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UPF.

OBJETIVO: Organizar livro que englobe relatos de experiências no ensino de História desenvolvidos em escolas de educação básica, de nível Fundamental e Médio, das redes estadual, municipal e particular de ensino.

NORMAS DE PUBLICAÇÃO:
·         Indicar a qual volume o texto de se enquadra: Unidade I, II ou III.
·         Artigos de 10 a 20 páginas relacionados necessariamente a experiências desenvolvidas no ensino de História na Educação Básica;
·         Estrutura sugerida do texto: Introdução, Referencial teórico, Relato de Experiência, Considerações Finais, Referências;
·         Título em negrito, Fonte Times New Roman, fonte 12,
·         Indicação do autor logo após o título, com titulação e vínculo profissional em nota de rodapé.
·         Texto com estrutura em Fonte Times New Roman, fonte 12,  espaço 1,5 entre linhas.
·         Citações curtas ficam no corpo do texto, entre aspas. Citações longas separado do texto, recuo a direita de 4 cm, com fonte 11. Citação na forma autor:data:pagina.
·          Imagens devem necessariamente remeter a fonte, com direitos de publicação sob responsabilidade do autor do texto (atentar para a autorização de publicação de fotos com crianças e adolescentes);
·         Mapas e ilustrações devem, da mesma forma, remeter a fonte;

NORMAS PARA O AUTOR:
·         Conforme o número de autores será decidido em conjunto o número de exemplares da 1ª edição, bem como a decisão sobre a editora a ser escolhida através de orçamento;
·         O aluno da graduação da UPF que desejar publicar deve estar com o Estágio de Docência em processo de finalização, sendo que o artigo deve ser publicado em parceria com o professor orientador de Estágio.
·         O texto deve estar revisado gramaticalmente para diminuir os custos de impressão;
·         Os custos de publicação serão divididos entre os autores;
·         Cada autor de texto terá direito a uma quantidade determinada de livros, conforme o número de autores do livro;
·         Cada autor terá direito de comercialização ou doação acerca dos seus exemplares.

·         Envio do resumo para aprovação: até 04 de dezembro

Os resumos e textos devem ser enviados para o email pghis@upf.br.

ORGANIZADORES DA EDIÇÃO:
Dr. Marcos Herhardt
      Docente do PPGH-UPF e da Graduação em História-UPF
Dra Ironita Policarpo Machado,
Docente do PPGH-UPF e da Graduação em História-UPF
MsC. Douglas Orestes Franzen
Doutorando em História pela UPF

Nenhum comentário: