segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ENADE em pauta no IFCH







No dia 22 de setembro os estudantes finalistas de História e Letras do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF realizaram trabalho acerca do ENADE. A atividade foi conduzida pelo prof. Fabiano Chiesa, representando a Divisão de Avaliação Institucional da Universidade e versou sobre a estrutura de avaliação dos cursos e da instituição, realizadas através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto de vários elementos, dos quais o ENADE é um dos componentes.

Complementando o trabalho, durante os dias 22 a 26 de setembro foi realizado pelos professores do curso de História uma Oficina ENADE, que versou sobre a organização, perfil e temáticas previstas para a prova 2014, que será realizada em 23 de novembro. O trabalho foi dividido por temáticas e desenvolvido pelos professores, Adriano Comissoli e Marlise Regina Meyer (História Antiga Ocidental e Oriental), Eliane Colussi (História Medieval), Adelar Heinsfeld (História do Brasil), Marcos Gerhardt (Metodologia do Ensino de História e Historiografia) e Gizele Zanotto (História Contemporânea e Formação Geral). Os acadêmicos também tiveram a oportunidade de dialogar com a atual pós-graduanda e egressa do curso, Helena Teston, que prestou a prova ENADE 2011 e esclareceu algumas questões sobre a prova e sobre a importância da avaliação para todos os envolvidos, curso, universidade e estudantes.


A Oficina segue um calendário amplo de conscientização e preparação para a prova que o curso de História vem realizando desde 2013. Neste ano pretende-se manter os índices significativos obtidos na avaliação 2011, que legou ao curso a nota máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e 4 no ENADE, derivando na 7ª. colocação do curso entre as graduações de História Licenciatura do país. 

Nenhum comentário: