quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Noite de premiação!

Profa. Gizele Zanotto (coordenadora do AHR), Rafa Ramos, Thibs, Ricardinho, 
Profa. Jubila (representante da EEEF João Rosso), prof. Adelar Heinsfeld (PPGH/UPF)


Senhoras e senhores, boa noite!

É com grande satisfação que recebemos todos os presentes para sequência das comemorações dos 30 do Arquivo Histórico Regional da UPF e dos 60 do Instituto Histórico de Passo Fundo.
Nesta noite a atividade contemplará a premiação do I Concurso De Quadrinhos AHR, dedicado ao tema “Passo Fundo: História E Memórias”.
O I Concurso De Quadrinhos Do AHR foi pensado como uma atividade ousada pois inovadora.  Perpassa sua proposta algumas questões de fundo que nos são muito caras: conhecer e estimular a produção de mais estudos sobre a rica, diversa e complexa realidade sócio-histórica de passo fundo; instigar aos estudantes de todos os níveis, bem como a sociedade em geral, a refletir sobre a cidade que se tem e a passo fundo que se quer; valorizar as histórias e memórias da comunidade local; estimular a todos ao conhecimento e usufruto do rico acervo do arquivo histórico regional; pensar e fazer história local.
O AHR torna possível a todos os interessados o acesso à memória de sociedades, grupos, instituições, entidades, empresas, pessoas do passado; torna possível a visualização dos agentes sócio históricos em suas interações cotidianas, em suas atividades econômicas, políticas, educacionais, familiares, esportivas, culturais. Como bem destaca Arlette Farge, “o arquivo age como um desnudamento; encolhidos em algumas linhas, aparecem não apenas o inacessível como também o vivo”  (Arlette Farge, O Sabor Do Arquivo, p. 15).
Este tornar vivo não se refere somente aos documentos do passado, mas as relações possibilitadas no presente. O AHR, laboratório do Programa de Pós-Graduação em História da UPF pretendeu e pretende sempre mais extravasar as paredes que preservam seu acervo. Visa estimular a pesquisa, visa servir de suporte ao ensino, visa divulgar projetos e oficinas pela extensão. Também objetiva manter e estabelecer parcerias, trocar informações e acolher acervos de membros da comunidade regional, possibilitar que as documentações sejam de fato manuseadas, conhecidas, pesquisadas por agentes atuais, que constituam novas reflexões, novos estudos, novas histórias.
Novas histórias e memórias foi o que vimos no concurso de quadrinhos, empreendimento para o qual foi imprescindível contar com o apoio prévio da equipe do Arquivo Histórico Regional – funcionários e estagiários - bem como dos colegas do Programa de Pós-Graduação em História da UPF que, para além do aval para a realização do concurso, atuaram para sua viabilização.
Iniciando a entrega dos prêmios, vamos principiar fazendo uma menção honrosa. Trata-se de valorizar e prestigiar o esforço e dedicação com que os professores e alunos da Escola Estadual De Ensino Fundamental João Rosso, aqui representada pela professora Jubila Carapeços. Parabéns pelo trabalho, parabéns pelo investimento no tema da história de Passo Fundo, que gerou 8 trabalhos inscritos no Concurso.


Quanto aos premiados em si:
Na Categoria I. Estudantes do ensino básico
1º. Lugar – Júlia Pietra Sonda Pierezan (Jujuba)
Historieta: Mãe Preta: uma lenda
2º. Lugar – Ricardo Augusto Müller Germani (Ricardinho)
Historieta: A História Do Aviador Ruy Della Méa

Na Categoria II. Acadêmicos de graduação e desenhistas não-profissionais
1º. Lugar – Rafael Ramos Dos Santos (Rafa Ramos)
Historieta: A Revolta dos Motoqueiros
2º. Lugar – Renata Ligia Sager Thibes (Thibs) – Curso de Administração da UPF
Historieta: Passo Fundo, uma paixão no norte gaúcho

Parabéns a todos os envolvidos e aos vencedores!

Informamos que seus trabalhos serão publicados no volume III da Coletânea Momento Patrimônio, que tem previsão de lançamento para fins de 2014!

Nesta primeira edição do concurso não tivemos inscritos na Categoria III. Desenhistas profissionais, algo que esperamos ser modificado na próxima edição. Também aproveitamos a oportunidade para enfatizar que nos foi uma aprendizagem empreender esse concurso e que para as próximas edições, após a avaliação do que foi realizado, faremos algumas mudanças. Aguardem!

AGRADECIMENTOS: Curso de História, Programa de Pós-Graduação em História, Instituto Histórico de Passo Fundo e Jornal O Nacional (apoiadores), Bolsa Empreendimentos e Incorporações, Berthier Editora e Gráfica e Secretaria Municipal de Educação (patrocinadores).


Profa. Gizele Zanotto
Coordenadora do AHR

Nenhum comentário: