quinta-feira, 23 de outubro de 2014

I Seminário Municipal da Cultura

Será realizado nos próximos dias 29 e 30, o I Seminário Municipal da Cultura de Passo Fundo. Durante o evento, ocorrerá a apresentação do Fundo Municipal da Cultura (Funcultura), órgão vinculado a Prefeitura por meio da Secretaria de Desporto e Cultura (SEDEC), que tem a intenção fomentar e estimular a produção artística e cultural no município.

A atividade contará com a presença de representantes do Ministério da Cultura, para a exposição das diretrizes do Sistema Nacional da Cultura e reflexões referentes ao Plano Municipal. O seminário também se propõe a orientar os participantes na formatação de projetos em editais, na busca de recursos através do Funcultura.

“O Funcultura nasceu para fortalecer a vocação artístico-cultural passo-fundense, funcionando como um importante apoio para artistas e produtores culturais locais, além de ser uma iniciativa para levar a arte para todos os moradores da cidade”, declarou o secretário de Desporto e Cultura, Pedro Almeida.

O evento é aberto a todos os profissionais e interessados na área e acontecerá na sede da Academia Passo-Fundense de Letras (Avenida Brasil, junto a antiga Prefeitura).

Confira a programação completa:
29 de outubro – quarta-feira
Manhã:
8h – Credenciamento
9h – Abertura oficial
10h – Apresentação do Funcultura Passo Fundo, pelo Conselho Municipal de Cultura

Tarde:
13h30min – Margarete Moraes, representante do Ministério da Cultura
Tema: Diretrizes do Sistema Nacional de Cultura
15h30min – Coffee break
15h45min – Eleonora Kehles Spinato, representante do Ministério da Cultura
Tema: Plano Municipal de Cultura
18h – Encerramento

30 de outubro – (quinta-feira)
Manhã:
8h – Abertura: palestra de Daniel Bender, do Grupo Mecenas Cultural
8h30min – palestra sobre o Fundo Municipal de Cultura e editais
9h45min – Coffee break
10h – palestra sobre formatação de projetos em editais

Tarde:
14h – palestra sobre a Lei Rouanet e LIC-RS

15h45min – Coffee break
16h – palestra sobre criação de projetos
18h – Encerramento

Sobre o Funcultura
A Prefeitura de Passo Fundo, a partir do Prêmio Funcultura 2014, lançou o primeiro edital para o financiamento específico para produções artísticas a serem realizadas na cidade.

Ao todo, oito iniciativas serão selecionadas, desde que voltadas para a área do teatro, música, literatura e eventos culturais para receber o financiamento. Os projetos deverão ter como seu principal local de produção e execução o município de Passo Fundo e, principalmente, ofertar retorno de interesse público.

Os produtores culturais interessados deveram apresentar os projetos junto a Secretaria de Desporto e Cultura (SEDEC), que fará o encaminhamento ao Conselho Municipal de Cultura para a seleção e avaliação em uma comissão especial a partir de formulário de inscrição do projeto disponível na Secretaria.
O formulário de inscrição de projetos e o edital ficam a disposição dos interessados no site da Prefeitura pelo endereçowww.pmpf.rs.gov.br.

As inscrições devem ser feitas até dia o 12 de novembro, respeitando as exigências públicas do edital nº 31/2014. Outras informações pelo telefone (54) 3312-1426.


Fonte: O Nacional

Nenhum comentário: