terça-feira, 14 de outubro de 2014

Peças do acervo do músico Alegre Corrêa estão disponíveis para pesquisa no Arquivo Histórico Regional


Foto: Gelsoli Casagrande
Oficialização da doação aconteceu na tarde de segunda-feira no AHR
O Arquivo Histórico Regional da Universidade de Passo Fundo (AHR/UPF) oficializou na tarde desta segunda-feira o recebimento de uma doação de peças do acervo do músico passo-fundense Alegre Corrêa. A doação foi feita pelo amigo do músico Raul Boeira e as peças já estão disponíveis para consulta gratuita no AHR.

De acordo com a coordenadora do espaço, a professora Gizele Zanotto, o acervo é composto de fitas VHS e K7, cartas que o músico trocou com o amigo passo-fundense e recortes de jornais e revistas que retratam a trajetória do início da carreira e elementos do cotidiano. “Essas peças vão se integrar ainda ao acervo que temos do maestro Alfredo Custódio. São dois músicos expressivos para Passo Fundo e esses materiais serão disponibilizados de forma irrestrita e gratuita à comunidade, pesquisadores e músicos. Sobre as peças do músico Alegre Corrêa é muito bom sabermos que temos material disponível na cidade”, considera.

Alegre Corrêa
Natural de Passo Fundo (RS), desde os 13 anos Alegre Corrêa atua como violonista, cantor, percussionista e compositor. Em 2010, recebeu o prêmio mais importante de sua carreira, o Grammy Awards, como guitarrista do disco 75, de Joe Zawinul & The Zawinul Syndicate (Heads Up International), na categoria “Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo”. Alegre Corrêa também foi premiado em primeiro lugar no Rio Grande do Sul no “Musicanto Festival” (1992) e em São Paulo no “FAMPOP” (1998), ambos na categoria de música instrumental.


Corrêa assegurou sua reputação como um músico sem fronteiras, que aponta a sua música para novas direções, preservando sempre suas raízes e o swing brasileiro como diferencial do seu trabalho musical. Atualmente, passa a maior parte do tempo realizando oficinas e shows na Europa, mas reserva sempre alguns meses do ano para trabalhos no Brasil onde oferece uma oficina de criação e filosofia musical, o Show Inconsciente Coletivos, em parceria com Guinha Ramirez, e o Show Laçador, com seu quinteto.
 


Nenhum comentário: