sábado, 11 de outubro de 2014

PIBID História/UPF divulga suas atividades em livro


A obra divulga as atividades desenvolvidas pelo PIBID História da UPF entre 2012 e 2013 nas escolas de Passo Fundo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem coo finalidade promover a iniciação à docência e contribuir para a formação docente de nível superior e para a melhoria da educação básica pública. O projeto institucional da UPF englobou todas as licenciaturas a partir de 2012. O PIBID História foi implementado nesse ano tendo como coordenadoras as professora Gizele Zanotto, inicialmente, e depois Rosane Márcia Neumann na condução do primeiro projeto da disciplina, e envolveu 3 escolas - EEEM Nicolau de Araújo Vergueiro, EEEM Protásio Alves e EEEF Anna Willig, 4 professoras supervisoras e 20 graduandos do curso.

A obra divide-se em temáticas norteadoras das ações de intervenção realizadas pelos grupos PIBID História junto aos estudantes do ensino fundamental e médio. A primeira seção é dedicada a História e Patrimônio, seguem-se História Local, História e Política e História: a formação do aluno investigador.

"O material produzido pelos bolsistas PIBID História/UPF tem por objetivo auxiliar licenciandos, professores e o público em geral a refletir o ensino de História, sugerindo possibilidades de temas de estudo para a sala de aula e caminhos metodológicos para o seu desenvolvimento", salienta a organizadora da coletânea, Profa. Rosane Neumann.

O lançamento do livro está previsto para acontecer junto às demais atividades da XVII Semana Acadêmica de História, que acontecerá entre 5 e 7 de novembro. A programação do evento pode ser conferida no blog do curso www.historiaupf.blogspot.com.

Atualmente o Grupo PIBID História/UPF é coordenado pelo Prof. Marcos Gerhardt e mantém o vínculo de trabalho em 4 escolas do município incluindo 4 professores supervisores e 20 acadêmicos do curso que recebem bolsa mensal para desenvolvimento das atividades.

Nenhum comentário: