sexta-feira, 3 de outubro de 2014

UPF inscreve para Mestrado em História

Com três linhas de pesquisa, programa tem área de concentração em História Regional

Foto: Gelsoli Casagrande
Três linhas de pesquisa contam com estrutura especial de apoio
A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece para o primeiro semestre de 2015 diferentes cursos de pós-graduação stricto sensu, entre eles, o Mestrado em História. Interessados em participar do processo seletivo já podem fazer a inscrição no site www.upf.br/pos. O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), ao qual o mestrado é vinculado, tem como área de concentração História Regional.

Com dois anos de duração, o mestrado tem se caracterizado pela efetiva interdisciplinaridade, acolhendo projetos de pesquisa de áreas afins à História, tais como, Comunicação Social, Artes, Música, Filosofia, Direito, Ciências Sociais, Arquitetura e outras áreas afins. As linhas de pesquisa do programa são três: Política e Relações De Poder; Espaço, Economia e Sociedade; e Cultura e Patrimônio. 

De acordo com a coordenadora, Dra. Ana Luiza Setti Reckziegel, a área de concentração em História Regional é um dos diferenciais do PPGH e contempla todos os grandes temas da história, com uma abordagem metodológica que parte do regional e se conecta com outras instâncias explicativas da escala histórica, tais como o nacional ou o internacional. “Trata-se, enfim, de articular a parte - a região, com o todo - o contexto mais amplo no qual se insere”, afirma, citando que o Programa é o primeiro da região Sul a ter curso de doutorado na área de História fora das capitais. “Outro ponto bastante positivo é que em relação à produção docente, o Programa colocou-se, na última avaliação trienal da Capes, como um dos mais produtivos da área, à frente de tradicionais programas do eixo Rio-São Paulo”, sintetizou.

O PPGH conta, igualmente, com um corpo docente experiente e com formação em qualificadas universidades nacionais e estrangeiras e disponibiliza aos seus alunos bolsas Capes, Fapergs e FUPF, regidas por editais.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão no edital, disponível no sitewww.upf.br/ppgh. Detalhes pelo e-mail pghis@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8339.
 


Nenhum comentário: