quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Acadêmicos do Curso de História organizam exposição no Museu Histórico Regional





Um grupo de acadêmicos cursantes da disciplina Estágio e Prática de Arquivos e Museus, do IV nível do Curso de Graduação em História da Universidade de Passo Fundo, recebeu, na noite do dia 10 de novembro/2014, os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Adelino Pereira Simões, acompanhados pela profa. Sandra Barichello, para uma visita ao Museu Histórico Regional (MHR). A disciplina é ministrada pelos professores Marcos Gerhardt e Felipe Berté Freitas e consta no novo currículo do curso de História da UPF, implementado a partir de 2013.

Os estudantes visitaram a exposição "Cotidiano e vida doméstica em Passo Fundo na década de 1960", organizada e guiada pelos acadêmicos de História como uma atividade da disciplina Prática e Estágio I de Arquivos e Museus, que faz parte do novo currículo do Curso. Esta disciplina aproxima, ainda mais, o Curso de História do MHR e do Arquivo Histórico Regional (AHR) e relaciona a prática com a teoria.

Os estudantes visitaram também a sala "QR Code no MHR", a Coleção de Bonecas do CIOFF e o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS).

Outros nove grupos desenvolvem atividades semelhantes, ligadas com história, memória, ensino de história, conservação de acervos e educação patrimonial. Além de receber a orientação dos professores da disciplina, os estudantes aprendem interagindo com a coordenação e os funcionários do MHR e do AHR e, principalmente, com os estudantes e professores das escolas envolvidas.

De acordo com os acadêmicos, "a experiência de receber a visita fez com que o grupo idealizador da exposição pudesse observar a reação do público diante a proposta".

A exposição "Cotidiano e vida doméstica em Passo Fundo na década de 1960" permanecerá no MHR até o dia 16 de novembro (domingo próximo). 

Nenhum comentário: