segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Arquivo Histórico Regional da UPF recebe doação de centenas de revistas


Foto: Natália Fávero
Jornalista Vagner Guarezi doou coleção da Revista o Cruzeiro para o AHR
O Arquivo Histórico Regional (AHR) da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu cerca de 400 exemplares da Revista O Cruzeiro, que pertenciam à coleção do jornalista Vagner Guarezi. A assinatura do termo de doação foi realizada na tarde de segunda-feira (10/11) na sede do AHR. A revista, que circulou entre 1928 e 1975, tem uma grande importância histórica para a imprensa brasileira. Os materiais já estão disponíveis para consulta.

A coleção da Revista O Cruzeiro iniciou quando Guarezi cursava Jornalismo na UPF, há cerca de seis anos, e também serviu para a pesquisa de mestrado do jornalista. “Comprei uns exemplares para conhecimento e depois fui pedindo para as pessoas de mais idade. Espero que a revista fomente novas pesquisas, como guiou a minha do mestrado. O tema foi baseado em uma coluna de política internacional, que circulou por 17 anos na revista”, revelou Guarezi.

Além de centenas de exemplares da Revista O Cruzeiro, o jornalista também doou outras publicações, inclusive edições da Revista Manchete entre os anos de 1954 e 1980. “Essa doação foi feita porque as revistas precisam de cuidados e manutenção adequada. Eu guardava em caixas. Agora, o pessoal vai poder fazer pesquisas e adquirir conhecimentos a partir dessa coleção”, enfatizou o jornalista.

Os materiais recebidos passarão por uma higienização e restauração de algumas páginas. A coordenadora do AHR, professora Gizele Zanotto, destacou a importância histórica da revista para a imprensa brasileira. “O Cruzeiro é uma revista que tem uma preponderância para a história do Brasil no século XX. O auge da revista foi entre os anos de 1940, 1950 e 1960. Era um momento que não tinha ainda a difusão da televisão e a Cruzeiro era a fonte mais informativa que o brasileiro tinha acesso. Era uma revista semanal, que investiu em jornalismo e fotojornalismo”, explicou a coordenadora do AHR.

A doação enriqueceu ainda mais o acervo do Arquivo. “Já temos pesquisas em andamento da Revista O Cruzeiro. Agora, com todos estes exemplares, estimula ainda mais a pesquisa e aumenta os enfoques, porque é uma coleção muito completa e complexa”, destacou Gizele.

Nenhum comentário: