terça-feira, 11 de novembro de 2014

Quarta temporada do projeto Momento Patrimônio é gravada na UPFTV


Chegando à sua quarta temporada, o projeto Momento Patrimônio da Universidade de Passo Fundo (UPF) teve o primeiro episódio gravado na tarde desta terça-feira, dia 11 de novembro. Para o primeiro encontro, além da coordenadora do projeto, professora Ironita Policarpo Machado, participaram os acadêmicos do curso de História da UPF Augusto Diehl Guedes e Djiovan Carvalho, além da secretária municipal de Planejamento, Ana Paula Wickert, que debateram acerca da rede de memórias construída a partir da colaboração dos alunos de escolas públicas de Passo Fundo, que fizeram uma busca junto aos pais e avós e descobriram o patrimônio que existe na própria comunidade onde estão inseridos.

O programa Momento Patrimônio faz parte de um projeto de extensão desenvolvido pelos cursos de História e Jornalismo da UPF e conta com o apoio do Arquivo Histórico Regional (AHR) e do Museu Histórico Regional (MHR), e com o suporte da Rádio UPF e da UPFTV. O primeiro programa vai ao ar pela UPFTV, canal 4 da TV aberta e 8 da NET, no mês de abril de 2015. Os programas serão exibidos sempre nas primeiras sextas-feiras de cada mês, até dezembro de 2015.

O projeto
Conforme a professora Ironita, ao longo dos três anos, o projeto trabalhou com o patrimônio tradicional da cidade, aquele que é reconhecido, porém, durante o processo, visualizaram que as comunidades não se reconhecem dentro do patrimônio da cidade. “Trabalhamos com professores da rede municipal de ensino a questão da educação patrimonial. Foram seis meses no segundo semestre de 2013 onde buscamos a formação dos professores. No primeiro semestre de 2014, desenvolvemos um projeto para que a comunidade pudesse reconhecer o seu patrimônio, para que visualizasse aquilo que entende como seu, as memórias”, comenta, enfatizando que o trabalho de resgate das memórias da comunidade foi acompanhado pelo projeto e ao final, culminou em uma Rede de Memórias, projeto que esteve em exposição no MHR.

Para ela, a rede é necessária para que se possa articular as diversas memórias e o que se entende por patrimônio. “Demos voz às comunidades, assim, pudemos democratizar a história da cidade, contado do ponto de vista da comunidade. É essa pluralidade, a diversidade de memórias que precisamos valorizar”, considera. O programa terá a participação dos alunos que atuaram na Rede de Memórias, com depoimentos de moradores, avós e pais dos alunos.

Momento Patrimônio
O projeto Momento Patrimônio tem como objetivo conscientizar sobre a importância do patrimônio histórico, cultural e ambiental, a partir de um contato mais próximo com as escolas do município, por meio de Oficinas de Educação Patrimonial e de capacitação de professores através de cursos. Também, busca atingir os poderes públicos municipais (Executivo e Legislativo), as lideranças empresariais, os diversos segmentos intelectuais e de formação educativa profissional, de pesquisa do município de Passo Fundo.

Temporadas
O projeto iniciou em 2011 e teve a primeira temporada dedicada à produção de mesas redondas debatendo questões conceituais e legais sobre os patrimônios da cidade. Como resultado desse projeto foi produzida uma coletânea paradidática que foi distribuída a todas as escolas municipais. Em 2012/2013 foi produzida e divulgada a segunda temporada do programa, também pautada nas discussões patrimoniais que envolvem Passo Fundo e o Rio Grande do Sul. A terceira temporada foi lançada no segundo semestre de 2013 e mostrou in loco os patrimônios de Passo Fundo e debatendo sobre eles.

Imprensa UPF

Nenhum comentário: