sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Curso: Formação de Guias de Visitação do Cemitério Vera Cruz



Curso:  Formação de Guias de Visitação do Cemitério Vera Cruz
Coordenação: Profa. Gizele Zanotto

Justificativa:  Em 2014 em parceria entre o Arquivo Histórico Regional e o Instituto Histórico de Passo Fundo foi realizado o estudo e produção do Guia de Visitação Cemitério da VeraCruz, atividade vinculada às comemorações dos 30 anos do AHR e 60 do IHPF. Como derivativo desta produção, propõe-se agora a formação de acadêmicos para serem guias de visitação aos grupos interessados, visando vetorizar a divulgação da reflexão sobre história e patrimônio citadino, bem como fortalecer a formação de nossos graduandos que serão os interlocutores extensionistas no atendimento ao público visitante. A proposta coaduna-se a um movimento de valorização, estudo e divulgação da importância da histórica local e regional e à reflexão/ação em prol do patrimônio local, que tem como destaque o projeto Momento Patrimônio, parceiro também nesta proposta de formação de guias.

Objetivos:
GERAL
- Instrumentalizar teórica e metodologicamente acadêmicos da UPF para a realização de visitas guiadas ao Cemitério Vera Cruz considerando a rota de personagens históricos e a rota de arte e estatuária.
ESPECÍFICOS
a) Analisar a história da formação histórica de Passo Fundo e região em articulação aos dados do Guia de Visitação do Cemitério Vera Cruz;
b) Avaliar a importância patrimonial e educativa do Cemitério como vetor de memórias e museu a céu aberto;
c) Instrumentalizar teórica e metodologicamente os cursistas para que possam realizar passeios informativos e investigativos junto ao Cemitério Vera Cruz;
d) Evidenciar a importância da história local e regional como motriz para o conhecimento e a compreensão da atualidade;
e) Propor novos pontos de visita no Cemitério, a partir da consideração de todos os munícipes como agentes da história local e regional;
f) Reforçar o vínculo ensino, pesquisa e extensão como articulador e vetor da produção de conhecimento em ambientes acadêmicos e extra-acadêmicos.

Metodologia: O curso será realizado na modalidade semi-presencial ¿ com auxílio da Plataforma Moodle/UPF - a partir da realização de quadro módulos, a saber:
  • I - História local e Patrimônio Cemiterial: abordará a formação sócio-histórica da região norte do estado com destaque para Passo Fundo, bem como em articulação com o Guia de Visitação do Cemitério Vera Cruz; analisará a importância do Cemitério como vetor da produção de conhecimento e de educação para o público visitante/frequentador em seus aspectos históricos, de memória, arte e patrimônio coletivo.
  • II - As rotas: Personagens de uma história: instrumentalizará os estudantes a perspectiva de estudo de personagens e famílias como mote para a reflexão ampla da formação do município e terá como destaque o estudo dos personagens elencados na rota do Guia de Visitação. Proporá aos estudantes que elenquem e investiguem outros personagens passíveis de inclusão na visitação cemiterial. Após a instrumentalização haverá visita de formação no Cemitério.
  • III - As rotas: Arte e estatuária: visa a formação dos cursistas em fundamentos de arte e estatuária voltados à interpretação do patrimônio artístico presente no Cemitério Vera Cruz. Proporá aos estudantes que elenquem e investiguem outros referenciais passíveis de inclusão na visitação ao Cemitério. Após a instrumentalização haverá visita de formação no Cemitério. obs. Os trabalhos de proposição de outros personagens e/ou expressões artísticas para visitação (Módulos II e III) será avaliada durante a realização do Módulo IV.
  • IV - Visitações - este módulo será de agendamento, distribuição, acompanhamento e avaliação das visitas pré-agendadas de turismo cemiterial. Os agendamentos ficarão a cargo do Arquivo Histórico Regional e a distribuição dos guias será realizado pela coordenação do curso que também se responsabilizará pela organização da visita e atividades de registro e avaliação de cada grupo que solicitar o serviço.
Programação          
As atividades presenciais serão realizadas no Campus III - UPF Idiomas - Sala 27 (entrada pela Avenida Brasil)
  • 07 de março - Encontro inicial com apresentação do programa, atividades e formas de avaliação. Início do Módulo I - História local e Patrimônio cemiterial (Campus III - 09 horas)
  • 14 de março - História Local - Prof. Alessandro Batistella (Campus III - 09 horas)
  • 21 de março - Patrimônio Cemiterial - Profa. Gizele Zanotto (Campus III - 09 horas)
  • 28 de março - Atividades avaliativas do Módulo I (Moodle)
  • 11 de abril - Módulo II - As rotas: Personagens de uma história. Genealogia e Personagens da História de Passo Fundo. Presidente do IHPF, Fernando B. de Miranda (Campus III - 09 horas) e Análise dos personagens do Guia de Visitação do Cemitério Vera Cruz (Moodle)
  • 18 de abril - Visita ao Cemitério Vera Cruz. Presidente do IHPF, Fernando B. de Miranda, Alceu Annes e Gizele Zanotto
  • 25 de abril - Módulo III - As rotas: Arte e estatuária. Profa. Jacqueline Ahlert (Moodle - 09 horas)
  • 09 de maio - Arte e estatuária no Cemitério Vera Cruz. Profa. Mirian Carasek. (Campus III - 09 horas)
  • 16 de maio - Visita ao Cemitério Vera Cruz. Profas. Ana Paula Wickert e Mirian Carasek e Gizele Zanotto
  • 23 de maio - Avaliação dos Módulos II e III ¿ proposição de novos pontos de visitação no cemitério (Moodle).
  • A partir de maio - Módulo IV - Visitações (acompanhamento e organização via Moodle)
  • Dezembro - Avaliação final do curso e proposições para uma nova versão do guia. Profa. Gizele Zanotto (Campus III - 09 horas)


Inscrições:
Inscrições de 23 de fevereiro a 07 de março na Coordenação do Curso de História (R$30,00)
Carga Horária: 60 hs
Forma de Presença SEMIPRESENCIAL
Vagas/Público Estimado   20
Público Alvo - Estudantes de História, Artes Visuais, Arquitetura e Pedagogia
Informações: gizele@upf.br

Agendamento de visitas (para visitas realizadas a partir de 30 de maio) - clique aqui

Nenhum comentário: