quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Especialização em Cultura Material e Arqueologia está com inscrições abertas


Especialização objetiva a formação teórico−prática no campo da Arqueologia
O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF) oferece a Especialização em Cultura Material e Arqueologia. O curso objetiva a formação teórico−prática no campo da Arqueologia e da análise, resgate/salvamento e conservação de sítios arqueológicos e de acervos de cultura material como memoriais, museus e centros culturais. As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de março no site www.upf.br/pos.

A especialização proporciona ao profissional habilitação para competências em Cultura Material e Arqueologia e a capacitação para áreas de Acervos, Patrimônio e Memória. Em seu conjunto, as disciplinas teóricas e práticas preparam os especialistas para gerenciar projetos, produzir relatórios de pesquisa, realizar prospecção de campo, exercer curadoria de acervos, elaborar laudos patrimoniais e coordenar ou participar de equipes multidisciplinares.

O amplo campo de atuação abrange áreas públicas e privadas, em especial obras de engenharia que demandem processos de licenciamento ambiental e demais atividades que englobam levantamentos e avaliações acerca do impacto das obras sobre o patrimônio histórico, arqueológico e cultural. A especialização também proporciona que o profissional desenvolva competências básicas para pesquisas arqueológicas de campo e o capacita para o gerenciamento de equipes multidisciplinares em atividades de Arqueologia, Patrimônio e Cultura Material.

O curso é destinado para graduados em áreas do conhecimento que convergem para a realização de trabalhos em equipe multidisciplinar, tais como: História, Arqueologia, Artes, Antropologia, Sociologia, Geografia, Física, Educação, Ciências Sociais Aplicadas, Arquitetura e Urbanismo, Museologia, Ciências Ambientais; e demais áreas afins. O período do curso é 18 meses. As aulas acontecem no Campus I, da UPF, a partir de julho de 2015.


Informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ifch@upf.br ou telefone: (54) 3316-8330.

 

Nenhum comentário: