sábado, 14 de fevereiro de 2015

Olhar voltado para a memória

Funcultura: Desenvolvidos pela UPF, os projetos Momento Patrimônio e Rede de Memórias, premiados pelo Funcultura, visam a formação de professores através de livro e documentário

Créditos: Natália Fávero/ON
Olhar voltado para a memória
Na noite de terça-feira, 10, Ironita Policarpo Machado, coordenadora dos dois projetos, recebeu o prêmio em nome do Rede de Memórias, enquanto a jornalista da UPF TV, Afani Baruffi, representou o Momento Patrimônio
Contemplados pela Área 2, voltada para a produção e edição de obras relativas às letras, humanidade e artes, os projetos Rede de Memórias e Momento Patrimônio se voltam para a cultura que é carregada pela própria cidade. A proposta é de promover o debate e a conscientização da comunidade a respeito do reconhecimento, da preservação e do tombamento do patrimônio público que é capaz de contar parte da história de uma região. 

Momento Patrimônio
Vinculado ao Centro de Cultura, Memória e Patrimônio da Universidade de Passo Fundo, o Projeto Momento Patrimônio é coordenado pelo curso de História e busca, através de um programa exibido pela UPF TV, conscientizar a população de Passo Fundo a respeito da importância do patrimônio histórico, cultural e natural de Passo Fundo e da região. A participação no Funcultura busca a ampliação do projeto através da elaboração de uma coletânea de DVD’s, com vídeo-aulas e documentários, que se voltam para a formação continuada de professores das redes pública e privada de ensino na cidade.

A ideia é que o material seja utilizado como recurso didático de conteúdo de Educação Patrimonial. O material traz, como explica a coordenadora de ambos os projetos, Ironita Policarpo Machado, explicações sobre o patrimônio e memória de Passo Fundo e da região das Missões. “Parte dos DVDs trará uma vídeo-aula para orientar professores de como trabalhar o patrimônio em sala de aula e a outra parte de DVDs será direcionada para os alunos com uma linguagem mais didática para estudo”, explica.

Rede de Memórias
Subprojeto do Momento Patrimônio, o Rede de Memórias foi desenvolvido pelo curso de História da UPF entre agosto de 2013 e agosto de 2014 em seis escolas municipais com atividades e ações que possibilitaram que professores e alunos identificassem o patrimônio das comunidades. “Todo o trabalho dos alunos culminou com uma exposição no Museu Histórico Regional. O Rede de Memórias será o tema da 4ª temporada do Programa Momento Patrimônio”, explica Ironita.
Com a atenção voltada para o patrimônio material e imaterial do município, o prêmio será utilizado para a elaboração e publicação de duas obras: a primeira focada nas temáticas desenvolvidas pelas seis escolas e a segunda voltada para o público infanto-juvenil. “Nós como Universidade estamos atingindo um dos objetivos da instituição que é chegar até a comunidade. O objetivo é valorizar a identidade das comunidades para que elas mostrem os seus patrimônios e memórias”, complementa.

Entenda o Funcultura
O Fundo Municipal de Cultura, Funcultura, é a forma com que o município ampliará o apoio e o incentivo às atividades culturais desenvolvidas pelos artistas da cidade, uma reivindicação antiga da classe artística. Nesta primeira edição do Prêmio, oito projetos foram contemplados com R$ 10 mil cada e, ao longo de 2015, apresentarão à comunidade iniciativas que exaltem a cultura em suas mais diferentes áreas, do teatro à música. 

Fonte: O Nacional

Nenhum comentário: