quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Projetos da UPF recebem Prêmio Funcultura

Foto: Cassiane Portella/PMPF
UPF foi contemplada com dois projetos no Prêmio Funcultura
Os projetos Rede de Memórias e Momento Patrimônio da Universidade de Passo Fundo (UPF) receberam o Prêmio Funcultura, promovido pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo. A solenidade de entrega da premiação ocorreu, nesta terça-feira (10), na Academia Passo-Fundense de Letras. O Fundo Municipal de Cultura de Passo Fundo (Funcultura) tem como finalidade promover o financiamento específico para produções artísticas do município. As premiações foram recebidas pela professora da UPF e coordenadora dos projetos, Ironita Machado e pela jornalista da UPF TV, Afani Baruffi.

Mais de 50 projetos se inscreveram na primeira edição e oito foram selecionados e premiados nas áreas de teatro, música, literatura e eventos culturais. Cada um deles receberá R$ 10 mil, totalizando R$ 80 mil para a cultura do município. Os prêmios foram entregues pelo prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, pelo secretário de Cultura, Pedro Almeida, pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura, Edimar Rezende, e pelo vereador Alex Necker.

O projeto Momento Patrimônio, vinculado ao Centro de Cultura, Memória e Patrimônio da UPF e coordenado pelo curso de História, foi vencedor na área 2 (Produção e edição de obras relativas às letras, humanidade e artes, tais como: livros, revistas, anuários, bibliografias). O prêmio será utilizado na elaboração de vídeo-aula e composição de documentários em coletânea de DVD’s voltada à formação continuada de professores das redes pública e privada de ensino de Passo Fundo, como recurso didático de conteúdo de Educação Patrimonial.

O outro projeto da UPF premiado foi o Rede de Memórias, que é um subprojeto do Momento Patrimônio. Esse projeto será tema da 4ª temporada do Programa Momento Patrimônio que será exibido pela UPF TV, a partir de abril deste ano. O Rede de Memórias também foi vencedor na área 2 e a premiação servirá para a elaboração e publicação de obras (didática e acadêmica) voltadas à educação patrimonial e a formação continuada de professores das redes pública e privada de ensino de Passo Fundo, como meio e objeto de reconhecimento e valorização do patrimônio, da memória, da história e da identidade das comunidades através do ensino na educação básica.

A professora da UPF, coordenadora dos projetos, Dra.  Ironita Machado, destacou a importância desse prêmio para a valorização da cultura no município. “O nosso objetivo com esses projetos é valorizar a identidade das comunidades fazendo com que elas mostrem os seus patrimônios e memórias. Esse é um dos objetivos da Universidade. Estamos muito felizes com esse prêmio. Investir em cultura é dar poder a comunidade. Cultura é poder e poder é desenvolvimento”, declarou Ironita.

O prefeito de Passo Fundo ressaltou que o Funcultura é um marco para o município e anunciou que haverá a segunda edição do prêmio ainda neste ano. “O Funcultura veio para ficar. Nós acreditamos na cultura. No segundo semestre vamos lançar o segundo edital”, frisou o prefeito.

Funcultura
O Fundo Municipal de Cultura de Passo Fundo foi criado através da lei nº 4.676, de 10 de junho de 2014, de autoria do então vereador Juliano Roso, para incentivar a cultura produzida e consumida no município, com uma forma de financiamento aos artistas, produtores e agentes culturais.



Nenhum comentário: