domingo, 1 de março de 2015

2o. Concurso de Quadrinhos AHR - História e Patrimônio


2. CONCURSO DE QUADRINHOS AHR
“HISTÓRIA E PATRIMÔNIO”

As questões relacionadas à História e ao Patrimônio citadino tem tido amplo espaço de debate e divulgação nos últimos anos, todavia, ainda muito é necessário em termos de pesquisa, debate e atitudes valorativas da história, memória, educação patrimonial e políticas públicas de preservação concernentes ao rico e diversificado patrimônio material e imaterial de Passo Fundo e região. Unindo-nos a este esforço de reflexão/ação em prol dos bens coletivos locais, o Arquivo Histórico Regional (AHR) de Passo Fundo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da UPF (PPGH/UPF) promove o II Concurso de Quadrinhos AHR, desta vez dedicado ao tema “História e Patrimônio”. O objetivo desse concurso é, sobretudo, instigar estudantes de todos os níveis, profissionais e a comunidade em geral para a importância das memórias e da história local, bem como para os acervos que fazem possível seu estudo e divulgação, em especial o acervo AHR, que dispõe de mapas, documentos, fotografias, manuscritos públicos e privados e que versam sobre a história da cidade e região.

REGULAMENTO

Participantes

1)      Poderão participar estudantes de todos os níveis, desenhistas de quadrinhos não profissionais e profissionais de todo o país e estrangeiros que apresentem trabalhos originais e inéditos que versem sobre o tema deste concurso.
2)     Categorias:
                                                      I.            Estudantes do ensino fundamental
                                                   II.            Estudantes do ensino médio
                                                III.            Acadêmicos de graduação e desenhistas em geral

Apresentação dos trabalhos

3)     Só poderão ser apresentadas obras integrais, produzidas em formato HQ, que serão avaliadas e selecionadas pela Comissão Julgadora por atribuição de nota de 0 a 10 (as notas serão utilizadas exclusivamente pela Comissão e não serão divulgadas em nenhuma circunstância).
4)     As propostas não poderão ser divulgadas por outras vias até o encerramento do Concurso, em 19 de agosto, sob pena de desclassificação sumária.
5)     Será de responsabilidade dos autores o cumprimento das seguintes condições da obra: ser inédita, de sua autoria (própria ou coautoria); que não tenha sido apresentada anteriormente em outro evento e/ou concurso; que não tenha seus direitos de edição comprometidos; e que não tenham sido e não sejam publicados em qualquer forma por terceiros.
6)     As historietas em quadrinhos, escritas em português, devem ter extensão mínima de 2 páginas e máxima de 6 páginas, em papel A4 (210 x 297 mm), realizadas somente em um dos lados e que estejam claras e visíveis (trabalhos realizados em lápis comum devem  ser refeitos em caneta/pincel/lápis PRETO). O texto deve ser feito totalmente em letras maiúsculas e os desenhos poderão ter técnica livre, mas apresentados em preto e branco. Trabalhos coloridos serão sumariamente recusados para avaliação.
7)     Os textos das historietas devem versar sobre a História e o/os Patrimônios de Passo Fundo e região norte do estado, tendo por base a compreensão de que os patrimônios são bens significativos para um grupo e/ou pela sociedade local e regional (Ver bibliografia sugerida, abaixo).
8)     Cada trabalho deve ser apresentado no original e em três cópias, assinadas com nome ou pseudônimo dos autores em cada página. Em todos os trabalhos, deverá figurar o pseudônimo e/ou nome ao pé e no reverso de cada original e cópia.
9)  Em um envelope, deve-se colocar, no verso, o título da historieta em quadrinhos e o pseudônimo do(s) autor(es) e a categoria em que estão se inscrevendo. No seu interior devem constar o trabalho (original e três cópias), a ficha de inscrição (clique aqui) devidamente preenchida e o termo de ineditismo do trabalho apresentado, assinado por cada autor.
10)  Todo o material deverá ser entregue diretamente no Arquivo Histórico Regional ou encaminhado via SEDEX (o selo de postagem deve enquadrar-se às datas de inscrição apresentadas no item 11).

Arquivo Histórico Regional (AHR) – Campus III da UPF
I Concurso de quadrinhos AHR
 Rua Paissandu, 1756 – Centro,
Passo Fundo – RS – CEP 99010-102

11)   O prazo de recebimento das inscrições inicia em 15 de junho de 2015 e encerra em 17 de julho de 2015. O horário de recepção dos originais no AHR será das 8h às 11h30min no período da manhã e das 14h às 17h30min no período da tarde, de segunda a sexta-feira. Os trabalhos enviados via SEDEX devem considerar a data de postagem dos Correios e seu horário de funcionamento.


Julgamento dos trabalhos

12)  Os jurados estarão facultados a realizar a seleção das historietas e escolher a premiação dos trabalhos por categoria de inscritos. As decisões dos jurados serão inapeláveis e serão conhecidas no dia 19 de agosto de 2014, em local a definir.
13)  A Comissão Julgadora será composta por profissionais designados pelo AHR, sendo de, no mínimo, 5 avaliadores.
14)  A participação no Concurso implica, por parte dos autores, na aceitação integral e incondicional das regras do mesmo, assim como no compromisso de não retirar-se do concurso até a divulgação dos resultados.

Prêmios
15)  Serão premiados 2 trabalhos por categoria, os quais serão editados e publicados posteriormente em obra organizada pelo AHR em formato a definir. Para tanto, os autores dos trabalhos ganhadores e/ou selecionados para publicação, uma vez selecionados, cedem seus direitos unicamente para essa publicação.


Passo Fundo, 02 de março de 2015.


Gizele Zanotto
Coordenadora do AHR


BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
·         BATISTELLA, Alessandro (Org.). Passo Fundo, sua história. Passo Fundo: Méritos, 2007.
·         BATISTELLA, Alessandro (Org.). Patrimônio, memória e poder: reflexões sobre o patrimônio histórico-cultural em Passo Fundo (RS). Passo Fundo: Méritos, 2011.
·         BRASIL. Os Sambas, as rodas, os bumbas, os meus e os bois: a trajetória da salvaguarda do patrimônio cultural imaterial no Brasil 1936-2006. Ministério da Cultura. IPHAN, 2006.
·         DIEHL, Astor Antônio (Org.). Passo Fundo: uma história, várias questões. Passo Fundo: EDIUPF, 1998.
·         KNACK, Eduardo Roberto Jordão. Modernização do espaço urbano e patrimônio histórico. (Dissertação de mestrado). UPF, Passo Fundo/RS. 2007.
·         MIRANDA, Fernando B. Severo de. MACHADO, Ironita P. Passo Fundo: presentes da memória. Rio de Janeiro: MM Comunicação, 2005.
·         OLIVEIRA, Francisco Antonino Xavier. Annaes do município de Passo Fundo: aspecto histórico. Passo Fundo: Gráfica e Editora da UPF, 1990.
·         ZANOTTO, Gizele (Org.) ; MACHADO, Ironita Policarpo (Org.) . Momento Patrimônio: volume I. 1. ed. Passo Fundo: Berthier, 2012. Disponível para download – Momento Patrimônio - Vol I
·         ZANOTTO, Gizele; MACHADO, Ironita Policarpo. (Org.). Momento Patrimônio: volume II. 1a.ed.Passo Fundo: Aldeia Sul; Berthier, 2013.


2 comentários:

Adão deLima Junior disse...

Os originais serão devolvidos aos autores/criadores?

Gizele disse...

Os originais e as cópias encaminhadas ficam em posse do Arquivo Histórico Regional, em acervo próprio do concurso, disponíveis a consulta gratuita no local em qualquer tempo - após a divulgação dos resultados.