sexta-feira, 6 de março de 2015

IFCH/UPF inicia atividades do projeto Inovações Metodológicas na Educação Básica


O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF) dá início, a partir do dia 28 de março, no Centro de Educação em Tecnologia (CET), às atividades do projeto Inovações Metodológicas na Educação Básica, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC). A iniciativa, destinada aos professores da educação básica de Passo Fundo e região e aos acadêmicos, reunirá os participantes em grupos de estudo para atualização profissional.

Constituído de cinco grupos de estudo, divididos nas áreas Filosofia e Ciências Sociais; História; Letras – Língua Portuguesa; Letras – Língua Espanhola; e Letras – Língua Inglesa, o projeto visa promover a inovação metodológica na educação básica, com ações interdisciplinares que focalizem na leitura, na discussão e na reflexão de diferentes temáticas, bem como na socialização e troca de experiências positivas de ensino. Para que tais ideias sejam desenvolvidas, os grupos terão um encontro por mês, no período de março a julho, quando serão debatidos os temas relacionados a cada área.

Os encontros de cada grupo vão ser organizados por professores-coordenadores. O grupo Filosofia e Ciências Sociais terá a coordenação dos professores Altair Fávero e Vinícius Rauber. Já o grupo História será coordenado por Marcos Gerhardt e Gizele Zanotto. O grupo Letras – Língua Portuguesa terá como coordenadora a professora Marlete Diedrich, o Letras – Língua Espanhola vai ser organizado pela professora Gisele Benck de Moraes, e o Letras – Língua Inglesa pela professora Luciane Sturm. 

Programação
O começo das atividades tem data marcada para 28 de março, às 8h15min, no Auditório do Centro de Educação em Tecnologia (CET), prédio B3, Campus I. Nessa data, todos os participantes vão participar do I Seminário Interdisciplinar Inovações Metodológicas na Educação Básica, no qual será apresentado o projeto e a metodologia de cada grupo. Já no dia 04 de julho, no mesmo local e horário, os grupos se reunirão novamente para o II Seminário Interdisciplinar Inovações Metodológicas na Educação Básica.


Além das ações conjuntas, cada grupo de estudo terá um cronograma específico, com datas e temáticas a serem discutidas. Para conferir a programação, acesse o anexo abaixo. Os integrantes também vão poder participar de atividades interdisciplinares não obrigatórias, previstas para durante o ano, tais como encontros do Livro do Mês, Semana Acadêmica de História, entre outras.

Inscrições
O público-alvo poderá fazer a pré-inscrição diretamente com os coordenadores, via e-mail. A inscrição definitiva será feita no site www.upf.br, link Eventos e Cursos, com o valor de R$ 20,00.

Será fornecido certificado, de 40 a 60h, de acordo com a participação e realização das atividades.

Nenhum comentário: