domingo, 15 de março de 2015

Projeto Aluno Apoiador

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO APOIADOR

ÁREA TEMÁTICA: Educação
CENTRO/NÚCLEO: SAES - Setor de Atenção ao Estudante
LINHA DE EXTENSÃO: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
PROFESSOR COORDENADOR: Prof. Doutorando Ivan Penteado Dourado
(Sociologia).

OBJETIVO
Desenvolver atividades didático-pedagógicas (de inserção e interação individual e em grupos), junto a alunos da UPF que apresentem dificuldades de aprendizagem nas disciplinas em curso, compartilhando seu conhecimento, visando melhoria no acesso, na participação e na aprendizagem do aluno apoiado.

Objetivos Específicos:
? Contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos com dificuldades conceituais, elucidando as dúvidas individuais e coletivas.
? Oportunizar o estudo na modalidade de grupos, com aulas ministradas por professores e/ou alunos apoiadores de áreas específicas, a fim de resgatar o desejo de aprender e facilitar o contínuo avanço do acadêmico na trajetória do seu curso.
? Desenvolver, nos acadêmicos, o espírito de troca e a construção do conhecimento na interação do grupo, articulando e fomentando uma rede de ajuda no processo de ensino-aprendizagem.
? Proporcionar aos alunos apoiadores de todos os cursos a partilha de seus conhecimentos, como uma das atividades acadêmicas complementares, permitindo, ainda, o desenvolvimento de habilidades como  liderança e oratória e, em especial, àqueles vinculados aos cursos de licenciatura, a possibilidade de iniciação à docência.

INSCRIÇÕES:
(Modalidade - bolsistas e Voluntários)
Entregar os documentos abaixo listados, junto ao SAES em formato impresso, no seguinte prazo: De 13 até 18 de março, das 9hs até ás 19hs, com os seguintes documentos impressos e assinados:
? Histórico escolar;
? Carta de indicação assinada por um professor 

Clique aqui para acessar o Edital
Clique aqui para acessar o modelo da Carta de Indicação

SELEÇÃO:
? A seleção ocorrerá com base na análise do desempenho do aluno no curso e as informações contidas na carta de indicação do professor.
? O processo seletivo atenderá as disposições e as limitações estabelecidas no EDITAL N° 01/2015 ? VREAC. A Coordenação do projeto se reserva o direito de não contemplar as vagas oferecidas, ou mesmo, chamar conforme a demanda de trabalho ao longo do semestre.

PERFIL DO ALUNO:
PRÉ-REQUISITOS:
? Disponibilidade de no mínimo 8 horas semanais;
? Ser um aluno comprometido, organizado, sensível frente às dificuldades de colegas com o conteúdo e dificuldades pessoais e principalmente ser um aluno pró-ativo e que saiba trabalhar em grupo.
? Não estar cursando o último semestre do curso;

Cursos prioritários para a seleção (Modalidade com Bolsa)
Alunos matriculados nos cursos de:
- Matemática;
- Física;
- Química;
- Artes Visuais (formação em teatro);
- Pedagogia
- Letras
- Secretariado Executivo
- Psicologia
- Ciência da Computação
Ou terem cursado e sido aprovado em alguma das disciplinas listadas abaixo (pelo menos uma delas):
- Cálculo I;
- Cálculo II;
- Cálculo III;
- Física I;
- Física II;
- Introdução a Química;
- Bioquímica;
- Histologia;
- Anatomia;
- Fisiologia;
- Matemática,
- Contabilidade I e II
PS: As modalidades de bolsa serão de 8 horas, 12 horas e 20 horas semanais de trabalho

Cursos para a seleção (Modalidade Voluntário):
- Alunos de todos os cursos oferecidos pela Universidade de Passo Fundo;

Dos resultados:
- Os alunos selecionados serão avisados pelo contato indicado em sua ficha de inscrição e serão chamados para entrevistas pessoais a partir do dia 19 de março. Todos os alunos que possuírem perfil para fazer parte do projeto serão avisados, mas nem todos começarão a fazer parte do projeto desde o seu início. Os alunos que não forem contatados até o final do mês de março, não farão parte no presente projeto neste ano.  

Nenhum comentário: