quarta-feira, 29 de abril de 2015

Laboratório de Cultura Material e Arqueologia da UPF recebe alunos da Escola St. Patrick

Foto: Divulgação
Estudantes da Escola St. Patrick de Passo Fundo visitaram o Lacuma e o NuPHA na UPF
As turmas do sexto ao nono ano da Escola St. Patrick de Passo Fundo visitaram, nos dias 22 e 24 de abril, as dependências do Núcleo de Pré-História e Arqueologia (NuPHA) e do Laboratório de Cultura Material e Arqueologia (Lacuma), no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF). O objetivo principal da atividade é promover o diálogo entre a arqueologia e a sociedade, nesse caso o público infantil, devido à grande curiosidade pelo assunto e pela possibilidade de sensibilização, por parte destes alunos, para identificar e reconhecer elementos da cultura material que fazem parte da memória coletiva, do patrimônio e da história.

Em um primeiro momento, a professora da UPF, Dra. Jacqueline Ahlert, uma das coordenadoras do Lacuma, explanou acerca dos mitos que envolvem a arqueologia, o trabalho do arqueólogo e os sítios arqueológicos. Na segunda parte das atividades, os alunos foram encaminhados para o Lacuma, acompanhados pelo estagiário Djiovan Carvalho, a fim de conhecerem o local e o trabalho desenvolvido pela equipe do NuPHA e do Lacuma, bem como a reserva técnica do laboratório.

Lacuma
O Laboratório de Cultura Material e Arqueologia (Lacuma) faz parte de uma rede acadêmica de ensino, pesquisa e extensão e é mantido pelo Núcleo de Pré-História e Arqueologia (NuPHA) do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UPF. Com uma formação multidisciplinar, congregando arqueólogos, historiadores, antropólogos e profissionais de áreas afins, tem por objetivo preservar, estudar, expor e promover a cultura material e arqueológica; realizar cursos de formação patrimonial para alunos da graduação e pós-graduação; endossar apoio institucional aos projetos de preservação do patrimônio; assessoria aos governos, empresas públicas e privadas; e projetos de Educação Patrimonial. Sendo um dos núcleos da linha de pesquisa Cultura e Patrimônio do PPGH, envolve alunos dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em História.

O Lacuma mantém espaço físico específico no IFCH da UPF para armazenamento e pesquisa de acervos arqueológicos, desenvolvimento de atividades educativas através de cursos, palestras e demais ações de Educação Patrimonial. O NuPHA é coordenado pelos professores Dr. Luiz Carlos Tau Golin e Dra. Jacqueline Ahlert, do PPGH e curso de História da UPF.


Visitas podem ser agendadas pelos telefones (54) 3316-8434, (54) 3316-8339 ou pelo e-mail nupha@upf.br. Mais informações acesse o site do PPGH www.upf.br/ppgh.

Fonte: Imprensa UPF




Nenhum comentário: