segunda-feira, 6 de abril de 2015

UPF lança temporada 2015 do Programa Momento Patrimônio

Foto: Leonardo Andreoli
Lançamento da quarta temporada do Programa Momento Patrimônio foi na quarta-feira (01)
O lançamento da quarta temporada do Programa Momento Patrimônio foi realizado na quarta-feira (01), na sede da UPFTV, no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). Integrantes das escolas participantes dos programas, imprensa, autoridades e comunidade em geral conheceram um pouco mais sobre o tema desta edição, denominado  “Rede de Memórias”. Até novembro, serão exibidos oito programas com aspectos históricos e patrimoniais de seis comunidades passo-fundenses. O Programa Momento Patrimônio é vinculado ao Centro de Cultura, Comunicação e Patrimônio da UPF e é coordenado pelo curso de História da UPF.

De acordo com a coordenadora do projeto, historiadora e professora da UPF, Ironita Machado, a quarta temporada foi um trabalho de um ano, no qual as escolas desenvolveram oficinas, discutiram a questão patrimonial e, posteriormente, colocaram em prática o projeto, que contou com o envolvimento de integrantes dos bairros como moradores antigos, segmentos religiosos, entre outros elementos. A UPFTV, que acompanhou todo o processo, transformou o trabalho nos programas televisivos deste ano. “São cinco anos de trabalho e quatro temporadas. Discutir o patrimônio é muito significativo porque ele representa os elementos de identidade da sociedade. Não é aquele patrimônio historicamente reconhecido na cidade, mas aquele reconhecido pelas comunidades. Por isso que esta temporada é denominada rede de memórias”, destacou Ironita.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Dalmolin, enfatizou que o projeto Momento Patrimônio resgata a história local e regional. “É um encontro com as memórias, com o patrimônio, e resgata nossa história. Esse projeto integra o ensino, a pesquisa e a extensão, e conta, a partir de  um olhar diferente, muitas das nossas histórias. É um momento muito feliz”, declarou Bernadete.

A diretora de produção do Programa Momento Patrimônio, Afani Baruffi, ressaltou que os programas valorizam a identidade das comunidades. “Nesta temporada, o programa sai do centro e vai para os bairros, com o propósito de saber se as comunidades reconhecem seu patrimônio. Nosso papel como emissora educativa é dar voz à comunidade”, enfatizou Afani.

Programa de estreia
O primeiro programa da quarta temporada, exibido na última sexta-feira (03), realizou a apresentação do projeto  “Rede de Memórias: patrimônio, ensino e extensão” e contou com a presença da secretária municipal de Planejamento, Ana Paula Wickert, e dos acadêmicos do curso de História Djiovan Vinícius Carvalho e Augusto Diehl Guedes. A mediação do debate foi feita pela coordenadora do projeto, Ironita Machado.

O próximo programa vai ao ar no dia 01º de maio, às 21h, com reapresentações no sábado (02/05) e no domingo (03/05), às 20h30min. Os programas serão exibidos sempre na primeira sexta-feira de cada mês. A UPFTV pode ser sintonizada pelo canal 4 da TV aberta, canal 8 da NET, canal 20 em Carazinho e 54 em Marau.

Cronograma dos próximos programas:
01/05: Espaço, ocupação e identidade - Loteamento Independente  (EMEF Urbano Ribas).
05/06: Pedagogia de Projetos e Patrimônio - Loteamento Copacabana (EMEF Wolmar Salton).
03/07: Religiosidade e Tradições - Loteamento Jerônimo Coelho (EMEF Pe. Anchieta).
07/08: Construção do lugar de vivência - Bairro São Luiz Gonzaga (EMEF São Luiz Gonzaga).
04/09: Lugares de vivência, ensino e sentidos - Loteamento Maggi De Césaro (EMEF Frederico Ferri).
02/10: Patrimônio Ambiental - Loteamento Professor Schisler (EMEF Dyógenes Martins Pinto).
06/11: Patrimônio, ensino e responsabilidade social - Projeto e Exposição Rede de Memórias (MHR).





Nenhum comentário: