quarta-feira, 13 de maio de 2015

I Workshop História e Judiciário e II Seminário História, Memória e Judiciário

Evento acontece nos dias 14 e 15 de maio, na Faculdade de Direito, e terá temas relacionados à produção de conhecimento histórico na área da Justiça do Trabalho

Em 2007, o Arquivo Histórico Regional (AHR), por meio do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), estabeleceu uma parceria com o Memorial da Justiça do Trabalho para a disponibilização de autos findos para pesquisa acadêmica. Desde então, a parceria tem rendido bons debates e produções.
Visando consolidar ainda mais essa parceria, divulgar a proficuidade da mobilização dos autos findos para pesquisa e os trabalhos já realizados, o AHR promove o I Workshop História e Judiciário e II Seminário História, Memória e Judiciário. Os eventos serão realizados nos dias 14 e 15 de maio, na Faculdade de Direito da UPF, e contam com a presença de renomados pesquisadores, que abordarão temas relacionados à produção de conhecimento histórico na área da Justiça do Trabalho. O evento é aberto a estudantes de História e de Direito, a juízes, advogados e público que tenha interesse no tema.

Programação
Quinta-feira, dia 14 de maio
Das 09h às 12h - Mesa de abertura do evento.
Debate: “A história do Judiciário trabalhista no Brasil: enfoques e problemas”, com Dr. Fernando Teixeira da Silva (Unicamp). Comentadora: Dra. Gizele Zanotto (UPF)

Das 14h às 17h30min -  Mesa de debates: “Os autos findos e a produção de conhecimento histórico”
Debatedores:
Me. Felipe Berté Freitas (UPF) - História e Direito: possibilidades de um diálogo interdisciplinar
Dr. José Carlos Teixeira Giorgis - Rastros de memória na Justiça Estadual do RS: acervo e perspectivas de pesquisa
Dra. Ironita P. Machado (UPF) - Fontes judiciais: preservação, ensino e pesquisa
Mestrando Maurício Reali Santos - Trabalhadoras domésticas e seus patrões na Justiça do Trabalho: leis trabalhistas, (in)definições do emprego doméstico e disputa por direitos, Porto Alegre (1941-1959)
Mediadora: Me. Maira Angélica Dal Conte Tonial (UPF)


Sexta-feira, dia 15 de maio
Das 09h às 12h 
- Debate: “História e Judiciário: possibilidades de pesquisa”, com o professor Dr. Clóvis Mendes Gruner (UFPR).
Comentadora: Dra. Ironita P. Machado (UPF)

Das 14h às 17h30min -  Mesa de debates: “O judiciário em foco: história, acervos e pesquisas”
Debatedores:
Dra. Magda Barros Biavaschi (Unicamp/UFRGS) - O judiciário em foco
Dra. Clarice Gontarski Speranza (UFPel) - Possibilidades e armadilhas das fontes judiciais trabalhistas
Mestranda Tamires Xavier Soares (PUCRS) - Acervo da Justiça do Trabalho de Pelotas: uma experiência de pesquisa
Mediador: Felipe Cittolin Abal (UPF)


Inscrições abertas
As inscrições estão abertas e devem ser realizadas na Coordenação do Curso de História da UPF. Para profissionais, o investimento é de R$ 60,00 e para estudantes é de R$ 30,00. Participantes de outras cidades podem entrar em contato pelo endereço eletrônico gizele@upf.br e combinar o pagamento por depósito bancário identificado.


O evento é uma promoção do Arquivo Histórico Regional e conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em História; do Curso de História; do Memorial da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul; da Escola da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul; da Faculdade de Direito; e do Instituto Histórico de Passo Fundo.

Nenhum comentário: