sábado, 23 de maio de 2015

UPF lança Plano de Apoio Estudantil para futuros alunos


PAE/UPF concederá 50% de crédito estudantil para ingressantes a partir do segundo semestre de 2015/2

Foto: Gelsoli Casagrande
PAE/UPF foi lançado nesta quinta-feira (21)
Facilitar o acesso ao ensino superior é um dos compromissos que a Universidade de Passo Fundo (UPF) tem com a sua comunidade. Com esse objetivo, sustentado na Responsabilidade Social da Instituição, a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e a UPF lançam o Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF). A apresentação oficial do programa foi realizada na tarde desta quinta-feira (21), na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria. O anúncio foi feito pelo reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, aos diretores de Campi e de Unidade e aos coordenadores de curso e representantes da imprensa. Também participaram da apresentação a vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari; o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos; a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin; o vice-reitor Administrativo, Agenor Dias Meira Junior e o vice-presidente do Conselho Diretor da FUPF, Luiz Fernando Fritz Filho.

A concessão desse benefício, que se dará por meio de contrato particular de mútuo educacional, representará mais uma opção para os alunos matriculados nos cursos de graduação da UPF aprovados no processo seletivo do vestibular ou por meio do ingresso especial nas modalidades de transferência, reingresso ou reabertura no semestre 2015/2. O plano contemplará mais de trinta cursos e tem orçamento extraordinário de R$ 1.035.000,00, que corresponde a aproximadamente 30% dos custos das mensalidades desses alunos.

De acordo com o reitor da UPF,  o objetivo principal é permitir o acesso do aluno ao ensino superior. “A instituição não tem nenhum ganho financeiro em cima dessa atividade. O PAE/UPF visa exatamente dotar a Instituição de um instrumento para facilitar o acesso do aluno ao ensino superior. Ele veio para preencher uma lacuna deixada pelo Fies, que não conseguiu atender toda a demanda existente. Temos uma expectativa de que 30% dos nossos novos alunos  deverão se beneficiar com essa ação”, destacou.

O PAE/UPF terá a duração correspondente ao número de semestres previstos para a conclusão do curso e o estudante terá o mesmo prazo de utilização do benefício para realizar o pagamento das parcelas referentes ao crédito contratado.

Após o encerramento da utilização do plano, por ocasião da colação de grau, o aluno terá 12 meses de carência para iniciar a restituição dos valores mensais utilizados, corrigidos pelo valor do crédito atualizado à época do pagamento. Não há cobrança de juros, nem de taxa de administração. “O plano oportunizará que eles paguem 50% dos créditos enquanto acadêmicos e, depois de formados, restituam os outros 50%, com um ano de carência”, explicou o vice-reitor de Administrativo da UPF.

Concessão de benefício
Para a concessão do benefício, será levado em conta o limite da renda mensal familiar bruta e a renda per capita do grupo familiar. O benefício é destinado a alunos cuja   renda familiar bruta seja igual ou inferior a 15 salários mínimos e cuja renda per capita do grupo familiar seja de até 3,5 salários mínimos.


Contratação do PAE/UPF
Para a contratação do crédito estudantil, será exigida a formalização de contrato de mútuo educacional com garantia, preferencialmente, firmada por meio de carta de fiança bancária, podendo ser prestada fiança por até dois fiadores que comprovem renda mínima de duas vezes o valor bruto da mensalidade do aluno.  Os fiadores podem ser pai, mãe, ou familiar, desde que atendam aos requisitos do edital.


Para manter o benefício, o aluno contemplado deverá estar matriculado em no mínimo 16 créditos financeiros por semestre. O contrato será renovado a cada semestre que o aluno estiver matriculado, mediante assinatura de termo aditivo.

Inscrições
A inscrição será feita após a matrícula do aluno ingressante – por vestibular ou por regime especial, reingresso, transferência ou reabertura –, devendo os interessados preencherem ficha de inscrição, disponível na Central de Atendimento ao Aluno ou nas secretarias dos campi.

A documentação comprobatória dos dados registrados na ficha de inscrição e das informações do grupo familiar deverá ser entregue, via protocolo, na Central de Atendimento ao Aluno ou nas secretarias dos campi entre os dias 16 de junho e 12 de agosto. A divulgação dos resultados será no dia 26 de agosto, pelo site www.upf.br, e a homologação final acontece no dia 04 de setembro.

Informações
O edital com as informações completas sobre o PAE/UPF será disponibilizado no site da UPF (www.upf.br). Outros esclarecimentos podem ser obtidos no setor de Seção de Programas Públicos e Institucionais da Universidade, pelo telefone (54) 3316-8413.

Nenhum comentário: