quarta-feira, 10 de junho de 2015

Fazendo História com blogs: Times do RS


Egresso da História/UPF integra equipe de de blog sobre história do futebol
por Guilherme Paravisi Machado


O blog Times do Rio Grande do Sul, surgiu em março de 2014, com o intuito de disponibilizar a todos os pesquisadores e curiosos informações sobre o futebol gaúcho, amador e profissional. No inicio acreditávamos que haveria pouco público interessado por futebol, e sobretudo pelo esporte amador. Porém já nos primeiros dias do blog eu e meu irmão Telmo ficamos surpresos por termos em média 350 visualizações, com acessos inclusive de países como os Estados Unidos, Alemanha, Itália e até da Índia. Tambémpercebemos que muitas outras pessoas se disponibilizaram a ajudar no blog, principalmente desenhando os escudos de clubes de futebol. 

Hoje trabalhamos com um grupo de aproximadamente 8 integrantes do blog, sendo eles Telmo Paravisi Machado, Guilherme Paravisi Machado, Rosélio Luis Basei, Marcus Sikinowski Silveira, Homero Queiroga, Ivar Dilli, José Luis Soares e Douglas Marcelo Rambor.

Eu e meu irmão sempre tivemos interesse por esportes, pois quando éramos crianças meu pai e minha mãe nos levavam para ver jogos do Sport Club Gaúcho, no estádio Wolmar Salton, onde jogavam as categorias de base - já que o departamento profissional do Clube estava licenciado. Nesse tempo nós começamos colecionando escudos de times de futebol do Brasil inteiro, principalmente coletados nas revistas esportivas como a Placar e também em jornais. O projeto da coleção de escudos de times de futebol ficou maior quando, em 2004,  Telmo estava terminando o curso de Geografia e fez um trabalho sobre memória oral, e acabou entrando em contato com relatos de idosos sobre o Grêmio Esportivo e o Recreativo 14 de julho. Com as informações coletadas foi surgindo um acervo cada vez mais amplo.

Primeiro buscávamos informações em sites como o distintivos.com e o súmulas.tchê e tantos outros, mas apenas copiando informações. Depois começamos a ir a jogos do futebol amador, quando víamos alguém com camisas de times de futebol em algum lugar, nós desenhávamos o escudo do clube e assim, ano após ano, a coleção foi ficando maior e foi englobando também outros esportes como futsal, basquete, vôlei, e até futebol americano. 

Hoje temos por volta de 12 mil escudos apenas do Estado do Rio Grande do Sul, muitos de clubes hoje extintos. Atualmente as pesquisas tem se concentrado no Riograndense Footbal Club, de Passo Fundo, clube tradicional de ferroviários, tendo sido profissional e inclusive chegado a ficar em quarto lugar no Campeonato Gaúcho de 1942. Porém o clube foi desativado no final da década de 1960.

Certamente a formação no curso de História foi muito importante no decorrer da criação do blog e principalmente das pesquisas, porque facilita na catalogação de dados, na metodologia utilizada. Quando pesquisamos sobre um determinado clube sempre temos em vista a origem social das pessoas constituintes da agremiação e qual o papel e o objetivo da determinada agremiação na sociedade.

Nenhum comentário: