segunda-feira, 8 de junho de 2015

Inscrições ao Vestibular da UPF encerram nesta segunda

Candidatos podem acessar o site vestibular.upf.br. Prova acontece no dia 13 de junho

Créditos: Divulgação
Inscrições ao Vestibular da UPF encerram nesta segunda
Instituição oferece 1.880 vagas
O prazo para inscrição ao processo seletivo do Vestibular de Inverno 2015 da Universidade de Passo Fundo (UPF) está acabando. Os interessados em participar do processo têm  esta segunda-feira, 08 de junho, para efetivar a inscrição, que deve ser feita pelo site vestibular.upf.br. Nesta edição, estão disponíveis 1.880 novas vagas nos 30 cursos de graduação, com turmas no Campus Passo Fundo e nos campi de Carazinho, Casca, Sarandi e Soledade. A prova será realizada no dia 13 de junho, com início às 14h.
Os candidatos aos cursos do Grupo 1 farão somente a prova de Redação, e os candidatos aos cursos do Grupo 2 farão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. O investimento é de R$ 35,00 para treineiros e para as inscrições aos cursos do Grupo 1, e de R$ 70,00 para as inscrições aos cursos do Grupo 2. Para os cursos de licenciatura, a inscrição é gratuita. Os candidatos dos Grupos 1 e 2 poderão aproveitar médias do Enem dos últimos quatro anos (2011, 2012, 2013 e 2014).

Plano de Apoio Estudantil UPF
Facilitar o acesso ao ensino superior é um dos compromissos que a UPF tem com a sua comunidade. Com esse objetivo, tendo por base a Responsabilidade Social da Instituição, a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e a UPF oferecem o Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF). O benefício representa uma opção para os alunos matriculados nos cursos de graduação da UPF aprovados no processo seletivo do vestibular ou por meio do ingresso especial nas modalidades de transferência, reingresso ou reabertura no semestre 2015/2 e contempla mais de trinta cursos.
O plano é destinado a alunos cuja renda familiar bruta seja igual ou inferior a 15 salários mínimos e cuja renda per capita do grupo familiar seja de até 3,5 salários mínimos. Para manter o benefício, o aluno contemplado deverá estar matriculado em no mínimo 16 créditos financeiros por semestre. O contrato será renovado a cada semestre que o aluno estiver matriculado, mediante assinatura de termo aditivo.

Bolsas e programas de crédito
Além do PAE, que é um programa próprio de crédito, a UPF dispõe de uma série de benefícios financeiros para seus acadêmicos, dentre eles o Prouni, que é dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de um salário mínimo e meio (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular que estudaram na condição de bolsistas integrais.
Outro benefício é o Programa de Bolsa Auxílio 25%, regido por edital próprio, o qual prevê gratuidade de 25% para os cursos de Enfermagem e de Ciência da Computação. Além deste, a Instituição oferece o Programa de Bolsa FUPF, o qual prevê gratuidade de 50% para os seguintes cursos do Campus Passo Fundo: Administração (matutino); Ciências Biológicas; Educação Física; História; Letras, Português-Espanhol e Respectivas Literaturas; Letras, Português-Inglês e Respectivas Literaturas; Matemática; Pedagogia e Química.
Dentre os programas de crédito, a UPF é conveniada com o Fies, que, segundo critérios próprios, financia até 100% das mensalidades dos alunos regularmente matriculados nos cursos habilitados pelo Ministério da Educação. As inscrições são realizadas no site www.sisfiesportal.mec.gov.br.

Ingresso diferenciado
A UPF oferece ingresso diferenciado, por meio do Programa Recomeçar, a pessoas com idade mínima de 30 anos e com ensino médio concluído. A seleção dos candidatos que se enquadram nesse programa será realizada por meio de prova única de redação. No edital que rege o processo seletivo, estão listados os cursos contemplados no Recomeçar.

Nenhum comentário: