terça-feira, 30 de junho de 2015

Quarto programa do Momento Patrimônio será exibido nesta sexta-feira (03/07)

UPF TV exibe programa a partir das 21h

Foto: Divulgação
Programa Momento Patrimônio desta sexta-feira (03/07) mostrará o trabalho realizado na Escola Padre Anchieta, localizada no loteamento Jerônimo Coelho
O próximo programa da quarta temporada do Momento Patrimônio terá como tema “Religiosidade e Tradições”. O programa mostrará o trabalho realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Anchieta, localizada no loteamento Jerônimo Coelho, durante o desenvolvimento do projeto Rede de Memórias. A UPFTV exibirá o programa no dia 03 de julho, às 21h, com reapresentações no sábado (04/07) e no domingo (05/07), às 20h30min.

A mediação do programa é feita pela coordenadora do projeto e professora da UPF, Dra. Ironita Machado, e, nesta edição, haverá a participação da professora de História e Ensino Religioso da EMEF Padre Anchieta, Neusa Rebecchi, e do professor da UPF, mestre em Ciências Sociais, Frederico Santos dos Santos.

O projeto de educação patrimonial desenvolvido na escola abordou temáticas envolvendo o resgate histórico e de identidade do loteamento Jerônimo Coelho. Os alunos pesquisaram e desenvolveram atividades sobre o Instituto Marcelino Champagnat, o Cemitério dos Ribeiros e a lenda da pedra do Parque dos Viajantes. Os alunos da escola realizaram maquetes, painéis e textos. “Os temas do projeto foram sugeridos pelos próprios alunos. As atividades integraram várias disciplinas, como Língua Portuguesa, História, Ensino Religioso e a própria Geografia. A iniciativa é uma oportunidade para que os alunos conheçam e resgatem aquilo que foi importante no passado e que faz parte da identidade da comunidade”, ressaltou a professora da escola Padre Anchieta.

Religiosidade e tradição também são patrimônios de uma comunidade. “Observamos o quanto a religiosidade se torna importante para uma comunidade. Muito mais do que abstrair o homem da realidade, a religião tem uma dimensão de ajudar a entender uma comunidade e de ajudar a viver essa realidade. Religiosidade é um patrimônio cultural e a tradição é tão importante quanto o patrimônio”, disse o professor da UPF, Frederico dos Santos.

O Programa Momento Patrimônio é vinculado ao Centro de Cultura, Comunicação e Patrimônio da UPF e é coordenado pelo curso de História. Os programas desta temporada apresentam aspectos históricos e patrimoniais de seis comunidades passo-fundenses. A UPFTV pode ser sintonizada pelo canal 4 da TV aberta ou 14 da Net, em Passo Fundo, e nos canais 20 em Carazinho, 54 em Marau, 45 em Palmeira das Missões e Sarandi, e canal 30 em Soledade.

Confira as datas dos próximos programas:
- 03/07: Religiosidade e Tradições - Loteamento Jerônimo Coelho (EMEF Pe. Anchieta).
- 07/08: Construção do lugar de vivência - Bairro São Luiz Gonzaga (EMEF São Luiz Gonzaga).
- 04/09: Lugares de vivência, ensino e sentidos - Loteamento Maggi De Césaro (EMEF Frederico Ferri).
- 02/10: Patrimônio Ambiental - Loteamento Professor Schisler (EMEF Dyógenes Martins Pinto).
- 06/11: Patrimônio, ensino e responsabilidade social - Projeto e Exposição Rede de Memórias (MHR).
 

Nenhum comentário: