quarta-feira, 1 de julho de 2015

1944: Começa a conferência de Bretton Woods, marco de criação do FMI


Encontro marca criação de instituições como o FMI (Fundo Monetário Internacional) para a reconstrução de países em meio à Segunda Guerra Mundial
Em 1º de julho de 1944, começou a conferência monetária internacional, conhecida como conferência de Bretton Woods, que duraria até 22 de julho na cidade do mesmo nome, em New Hampshire, nos Estados Unidos, com a presença de representantes de 44 países. Todos estavam em guerra contra as potências do Eixo: Alemanha, Itália e Japão.

Por ocasião desse encontro duas instituições internacionais seriam criadas: O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD) ou simplesmente Banco Mundial. Tinham por objetivo assegurar a reconstrução e o desenvolvimento do mundo no pós-guerra. Além do mais com a adoção do sistema "Gold Exchange Standard" (padrão de câmbio-ouro), o dólar é instaurado como moeda de referência e seu valor é definido pelo valor do ouro.

Wikicommons

O Hotel Mount Washington, em Bretton Woods, New Hampshire, local da conferência nos EUA

 
Após definir o Sistema Bretton Woods de gerenciamento econômico internacional, a conferência estabeleceu  em julho de 1944 as regras para as relações comerciais e financeiras entre os países mais industrializados do mundo. O sistema Bretton Woods foi o primeiro exemplo, na história mundial, de uma ordem monetária totalmente negociada, tendo como objetivo governar as relações monetárias entre Estados-nações independentes.
 
Preparando-se para reconstruir o capitalismo mundial enquanto a Segunda Guerra Mundial ainda grassava, 730 delegados de todas as 44 nações aliadas encontraram-se no Mount Washington Hotel, em Bretton Woods, New Hapshire, para a Conferência monetária e financeira das Nações Unidas. Os delegados deliberaram e finalmente assinaram o Acordo de Bretton Woods (Bretton Woods Agreement) durante as primeiras três semanas de julho de 1944.
 
Definindo um sistema de regras, instituições e procedimentos para regular a política econômica internacional, os idealizadores de Bretton Woods criaram o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (International Bank for Reconstruction and Development, ou BIRD) — que mais tarde seria dividido entre o Banco Mundial e o "Banco para investimentos internacionais" — e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Essas organizações tornaram-se operacionais em 1946, depois que um número suficiente de países ratificou o acordo.
 
As principais disposições do sistema Bretton Woods foram, primeiramente, a obrigação de cada país adotar uma política monetária que mantivesse a taxa de câmbio de suas moedas dentro de um determinado valor indexado ao dólar —mais ou menos 1% — cujo valor, por sua vez, estaria ligado ao ouro numa base fixa de 35 dólares por onça Troy, e em segundo lugar, a provisão pelo FMI de financiamento para suportar dificuldades temporárias de pagamento. Em 1971, diante de pressões crescentes na demanda global por ouro, Richard Nixon, então presidente dos Estados Unidos, suspendeu unilateralmente o sistema de Bretton Woods, cancelando a conversibilidade direta do dólar em ouro.
Quatro foram os pontos fundamentais das novas regras para regular as relações econômicas e comerciais entre os países:

a) A criação do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional;

b) A criação de taxas de câmbio fixas, mas ajustáveis em relação à nova moeda mundial, oscilando numa banda cambial (2,5%) de no máximo 1,25% ou menos 1,25% em relação ao dólar norte-americano;

c) O FMI funcionaria como uma política de seguro, auxiliando na capacidade de liquidez dos países-membros, isto manteria suas taxas cambiais;

d) A criação de um código de ação, onde todos os países-membros, ao superarem a crise cambial resultante do período conturbado das primeiras décadas do século XX, retornariam para um sistema de pagamentos multilaterais baseados na conversão da moeda.

Em seguida à conferência de Bretton Woods, o FMI foi criado para reconstruir a Europa num primeiro momento e para assegurar um desenvolvimento harmonioso no mundo. A organização internacional seria homologada pela ONU em novembro de 1947, teria sede em Washington e seria composta de 182 países membros que velariam pela estabilidade e a liberdade de comércio, concordando em fazer empréstimos aos países necessitados, desde que se obrigassem a sanear e revitalizar suas economias. Na mesma época, uma outra organização nascia: o Bird, ou Banco Mundial, que funcionaria em binômio com o FMI.
Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário: