quarta-feira, 15 de julho de 2015

Especialização em Cultura Material e Arqueologia reúne profissionais de diferentes regiões do Brasil

Foto: Daniele Becker Teixeira
Alunos debatem temas com a professora Jacqueline Ahlert
A Universidade de Passo Fundo (UPF) iniciou, neste mês de julho, as aulas da Especialização em Cultura Material e Arqueologia. Em sua primeira edição, o curso objetiva proporcionar aos profissionais capacitação para áreas de acervo, patrimônio e memória, bem como formação teórico-prática em diversos campos, dentre eles, o da Arqueologia e  análise, do resgate e da conservação de sítios arqueológicos.

A primeira turma da Especialização conta com alunos vindos de vários estados do país, como Mato Grosso, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Ceará. Com o intuito de atender da melhor forma possível esses profissionais, o cronograma de aulas está dividido em três módulos de duas semanas concentradas. O primeiro já está ocorrendo, o segundo está previsto para acontecer em janeiro, e o terceiro para julho de 2016.

Vinicius Franco veio de Fortaleza, Ceará, para poder cursar a Especialização na UPF. Cientista social e empresário, o profissional atua na pesquisa em arqueologia com licenciamento ambiental. “Em 2007, iniciei um curso de Arqueologia que não concluí. A intenção ao ingressar na especialização é de retomada dos estudos e de impulsionar o meu trabalho”, conta. Já a bióloga Anaitê Zanette Stüpp, de Criciúma, Santa Catarina, veio para a Instituição agregar conhecimento. “A área de Arqueologia sempre me interessou. Trabalho com consultoria ambiental e poder realizar o curso é um sonho que ajudará a ampliar o meu campo de atuação”, pensa. O geólogo Luiz Paulo Fragomeni, de Passo Fundo, também executa atividades ligadas ao licenciamento ambiental e à arqueologia, e, em virtude do seu trabalho, sentiu a necessidade de se especializar. “O nível e a qualificação dos professores são excelentes. O aproveitamento está sendo melhor do que a expectativa”, comemora.

Para a coordenadora da Especialização, professora Jacqueline Ahlert, receber profissionais de diferentes regiões do Brasil torna a experiência mais rica. “A vivência dos alunos, juntamente com seus conhecimentos, agrega e contribui com as discussões”, comenta.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no site www.upf.br/pos.



Assessoria de Imprensa UPF

Nenhum comentário: