quarta-feira, 22 de julho de 2015

Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e o Museu Histórico Regional serão revitalizados

Prefeito já autorizou o processo de contratação da empresa responsável pela obra


Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e o Museu Histórico Regional serão revitalizados
A revitalização de espaços públicos é uma das principais frentes de ação do governo municipal. Em busca de cuidar do patrimônio histórico e cultural da cidade, a Prefeitura de Passo Fundo realizará com recursos próprios a restauração parcial do prédio da Antiga Intendência, onde funcionam o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR). O prefeito Luciano Azevedo autorizou o processo de contratação da empresa responsável da obra.

Após a revitalização do Teatro Municipal Múcio de Castro, a iniciativa voltada aos museus devolverá à comunidade mais um importante ambiente que compõe o Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, que engloba ainda a Academia Passo-Fundense de Letras e a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, que também já recebeu intervenções de reforma pela atual administração.

Para Luciano, a revitalização de espaços públicos é uma forma de a população usufruir e fazer parte do que é de Passo Fundo e da memória construída ao longo dos anos. “Nossa primeira ação foi para a biblioteca, recentemente, entregamos as novas instalações do teatro e, agora, será a vez dos museus. Novamente, é mais um momento de comemoração para a comunidade”, ressaltou.

O projeto
Entre os serviços realizados no prédio de 400 metros quadrados dos museus estão: a restauração das fachadas com recuperação de argamassas, infiltrações e esquadrias, correções no telhado, limpeza, pintura, iluminação externa e nova marquise. De acordo com a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, as cores que serão utilizadas foram definidas a partir do processo de prospecção pictórica, que consiste na raspagem de camadas para encontrar a cor mais antiga.

A memória artística e histórica de Passo Fundo
O prédio do MAVRS e do MHR está localizado na Avenida Brasil, antiga Rua do Comércio. A estrutura, construída entre 1909 e 1911, pelo construtor Luiz Ricci, foi inaugurada em 25 de julho de 1911, durante a administração do Cel. Gervásio Lucas Annes. Até 1930, o espaço serviu de sede da Intendência Municipal, que, posteriormente, mudou a nomenclatura para Executivo Municipal.

Tombado pelo Poder Público pela Lei Municipal n° 2608/90 desde 1990, o espaço também integra o Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio Grande do Sul, pela Lei nº 12.993, de 13 de junho de 2008. Ao lado do Teatro Municipal Múcio de Castro, da Academia Passo-Fundense de Letras e da Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e o Museu Histórico Regional integram o Espaço Cultural Roselli Doleski Pretto.

Fonte: O Nacional

Nenhum comentário: