quarta-feira, 15 de julho de 2015

Projeto Momento Patrimônio realiza atividade “Mestre Griô vai à Escola”

Iniciativa teve como objetivo sensibilizar alunos da Escola Wolmar Salton para questões pertinentes à memória e ao patrimônio

Foto: Divulgação UPF
Atividade faz parte do processo de elaboração de um livro infanto-juvenil voltado à educação patrimonial
O projeto de extensão Momento Patrimônio da Universidade de Passo Fundo (UPF) desenvolveu, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton, a atividade “Mestre Griô vai à Escola”. A atividade, realizada na última sexta-feira, dia 10 de julho, teve por objetivo sensibilizar alunos do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental para questões pertinentes à memória e ao patrimônio.

Para desenvolver o trabalho, a professora Dra. Ironita Policarpo Machado, coordenadora do projeto, e acadêmicos do curso de História, programaram atividades envolvendo o olfato, a visão, o paladar e a memória, oportunizando às crianças conhecerem um pouco mais sobre a história do município de Passo Fundo pelas histórias e cantigas do Mestre Chico.

A atividade desenvolvida faz parte do processo de elaboração de um livro infanto-juvenil, com vistas à Educação Patrimonial, que se encontra em fase de produção, cujo projeto foi vencedor do 1º Prêmio Funcultura da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, no final de 2014.
Após a publicação da obra, serão entregues mil exemplares a estudantes da Educação Básica, ainda em 2015.

Projeto Rede de Memórias
O projeto Rede de Memórias foi vencedor na área 2 do Funcultura. A premiação teve como objetivo elaborar e publicar obras (uma didática e uma acadêmica) voltadas à educação patrimonial e formação continuada de professores das redes pública e privada de ensino de Passo Fundo, como meio e objeto de reconhecimento e valorização do patrimônio, da memória, da história e da identidade das comunidades através do ensino na educação básica. Ambas as obras encontram-se em fase de elaboração, estando previsto o lançamento para dezembro de 2015.


Funcultura
O Fundo Municipal de Cultura de Passo Fundo foi criado através da lei nº 4.676, de 10 de junho de 2014, de autoria do então vereador Juliano Roso, para incentivar a cultura produzida e consumida no município, com uma forma de financiamento aos artistas, produtores e agentes culturais.
 


Nenhum comentário: