quinta-feira, 23 de julho de 2015

UPF esteve representada no Encontro de Educação para o Patrimônio em Porto Alegre


Professora da UPF, Dra. Ironita Policarpo Machado e o acadêmico do curso de História, Djiovan Vinícius Carvalho, durante o Encontro de Educação para o Patrimônio em Porto Alegre
O Programa Cultura e Patrimônio desenvolvido pelo curso de História da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi apresentado no I Encontro de Educação para o Patrimônio do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, realizado nos dias 17 e 18 de julho, em Porto Alegre. O evento promovido pelo Centro Histórico-Cultural Santa Casa, contou com o apoio do Museu da História da Medicina (MUHM) e teve como objetivo oportunizar a troca de experiências e práticas de Educação Patrimonial desenvolvidas por profissionais que atuam na formação de acadêmicos dos cursos de História, Museologia e Pedagogia em instituições de ensino superior (IES) do Rio Grande do Sul.

A docente do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Dra. Ironita Policarpo Machado, a convite da direção do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, relatou as experiências de Educação Patrimonial desenvolvidas pelo Programa Cultura e Patrimônio do curso de História da UPF.

No Encontro também foi oportunizado um espaço de trocas e de divulgação dos resultados de ações e práticas educativas patrimoniais desenvolvidas por acadêmicos dos cursos de História, Conservação e Restauração, Pedagogia, Museologia, Arqueologia, Arquitetura e Arquivologia de IES gaúchas. O acadêmico do curso de História, Djiovan Vinícius Carvalho apresentou as experiências do projeto de Extensão Momento Patrimônio e do projeto de pesquisa Rede de Memórias: Patrimônio e História Regional, ambos coordenados pela professora Ironita.

O evento teve como conferencista de abertura a professora Dra. Áurea da Paz Pinheiro, pós-doutora em Ciências da Arte e do Patrimônio pela Universidade de Lisboa. E a conferência de encerramento foi proferida pela professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Dra. Janice Gonçalves.

Programa Cultura e Patrimônio: ações educativas no e do curso de História da UPF
A professora Ironita destacou que as experiências com Educação Patrimonial no curso de História da UPF vêm se desenhando desde o ano de 2005, primeiro nas disciplinas de Metodologia do Ensino de História e Fundamentos e Práticas de Arquivo e Museu, e posteriormente, ampliando-se, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, com o Projeto Momento Patrimônio. A fala da professora esteve articulada à do acadêmico Djiovan, cujo envolvimento com práticas educativas em prol do Patrimônio iniciaram no primeiro semestre da sua formação acadêmica, ainda em 2013.

O Projeto Momento Patrimônio, criado em 2010 vinculado a tríade ensino, pesquisa e extensão, passou, a partir de 2011, a produzir e veicular programas televisivos alusivos à questão da história, memória e patrimônio. Nesta trajetória, de forma despretensiosa e espontânea, se constituiu o Programa Cultura e Patrimônio, inserido na área Cultura, Memória e Patrimônio de extensão da UPF, cujos objetivos de valorização da cultura, da memória e do patrimônio são ampliados por meio da interdisciplinaridade entre os cursos da instituição e de instituições parceiras.


Portanto, a partir da produção de documentários, programas televisivos, publicações acadêmicas e de divulgação e cursos de formação continuada busca-se dar conta das políticas de responsabilidade social, do compromisso social da educação formal e de comunicação via mobilização e participação social em prol da formação de consciência histórica, da identidade e da cidadania.

Nenhum comentário: