quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Acadêmicos de Secretariado Executivo da UPF visitam o NuPHA/Lacuma


Acadêmicos conheceram os acervos existentes, bem como as metodologias empregadas na organização e na guarda das peças e documentos nestes espaços
Os acadêmicos do IV nível do curso de Secretariado Executivo da Universidade de Passo Fundo (UPF), acompanhados da professora Ivânia Regina de Oliveira, visitaram, na noite de terça-feira, dia 11 de agosto,  as dependências do Núcleo de Pré-História e Arqueologia (NuPHA), do Laboratório de Cultura Material e Arqueologia (Lacuma) e do Núcleo de Documentação Histórica e Jurídica (NDHJ). Os espaços fazem parte da infraestrutura de apoio do curso e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UPF. A visita teve por objetivo conhecer os acervos existentes, bem como as metodologias empregadas na organização e na guarda das peças e documentos nestes espaços. A visita foi acompanhada pela professora do PPGH/UPF Jacqueline Ahlert e pelo estagiário do NuPHA Djiovan Carvalho.

A atividade foi planejada para ser desenvolvida em três momentos. No primeiro, a professora Jacqueline apresentou aos acadêmicos aspectos da cultura material, objeto dos estudos realizados pelo Lacuma, enquanto possibilidade de fonte para pesquisa histórica e, consequentemente, a compreensão de contextos e períodos históricos. No segundo momento, o estagiário do NuPHA encarregou-se de apresentar o acervo, bem como os procedimentos empregados na guarda do material arqueológico. A atividade foi complementada pela apresentação dos espaços físicos do NuPHA e do Lacuma, bem com a contextualização das atividades desenvolvidas por ambos, no âmbito da pesquisa arqueológica, dos convênios e da difusão do conhecimento. Por último foi apresentado aos visitantes o NDHJ, que tem em seu acervo 2.164 processos provenientes da Seção da Justiça Federal em Passo Fundo e que estão sob a guarda da UPF. Da mesma forma foi apresentada a metodologia empregada para a higienização, catalogação e arquivamento dos processos pelos bolsistas que desenvolvem atividades junto ao Núcleo.

A visita faz parte da disciplina de Gestão da Informação e dos Documentos, ministrada pela professora Ivânia Oliveira e tem por objetivos proporcionar aos acadêmicos do curso de Secretariado o contato com diferentes tipos de arquivos e documentos; conhecer metodologias de arquivo; refletir sobre a produção e a manutenção de informações, bem como, planejar rotinas de gestão de arquivo.

O Núcleo de Pré-História e Arqueologia (NuPHA) possui formação multidisciplinar, congregando arqueólogos, historiadores, antropólogos e profissionais de áreas afins. Funcionando em sistema de rede e intercâmbio, produz eventos, elabora projetos e presta assessoria. Mantém o Lacuma, com espaço físico específico no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), para armazenamento e pesquisa de acervos arqueológicos, desenvolvimento de atividades educativas através de cursos, palestras e demais ações de educação patrimonial. Ambos são coordenados pelo professor Luiz Carlos Tau Golin e pela professora Jacqueline Ahlert, docentes do curso e do PPGH da UPF.
 


Nenhum comentário: