sábado, 1 de agosto de 2015

Próxima edição do Momento Patrimônio mostrará trabalho desenvolvido pela Escola São Luiz Gonzaga

Programa vai ao ar na sexta-feira (07/08), às 21h

Foto: Divulgação UPF
UPF TV exibe, na sexta-feira (07/08), o quinto programa da nova temporada do Programa Momento Patrimônio
O quinto programa da quarta temporada do Momento Patrimônio, exibido pela UPFTV, será sobre a “Construção do lugar de vivência”. O programa vai ao ar na sexta-feira, 07 de agosto, a partir das 21h, com reapresentações no sábado (08/08) e no domingo (09/08), às 20h30min. O trabalho que será divulgado foi desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga, que é uma das instituições de ensino engajadas na temporada deste ano, chamada de “Rede de Memórias”.

Professores e alunos da escola resgataram a história do bairro por meio de pesquisas e entrevistas com antigos moradores sobre os espaços elencados pela comunidade como patrimônio histórico. “Foi feita pesquisa com pais e alunos para apontar os principais lugares considerados patrimônio. Foram apontados espaços como o ambulatório, o presídio e a Corsan, entre outros. Os estudantes resgataram a história desses lugares”, relatou a professora da Escola São Luiz Gonzaga, Sirlei Fátima de Souza.

Os lugares de vivência são significativos na vida de uma comunidade. “Esse trabalho proporciona uma leitura de sentido para esse espaço de vivência e questiona as pessoas sobre o que é patrimônio de histórico para eles. Com certeza, essa experiência projetará outros olhares sobre a cidade como um todo”, destacou a professora da UPF, Dra. Jacqueline Ahlert.

A mediação do programa Momento Patrimônio é realizada pela coordenadora do projeto e professora da UPF, Dra. Ironita Machado. Além da professora da Escola São Luiz Gonzaga Sirlei Fátima de Souza e da professora da UPF Jacqueline Ahlert, participa também o professor da UPF, Dr. Adriano Comissoli.

O Programa Momento Patrimônio é vinculado ao Centro de Cultura, Comunicação e Patrimônio da UPF e é coordenado pelo curso de História. Os programas desta temporada apresentam aspectos históricos e patrimoniais de seis comunidades passo-fundenses.

A UPFTV pode ser sintonizada pelo canal 4 da TV aberta ou 14 da Net, em Passo Fundo, e nos canais 20 em Carazinho, 54 em Marau, 45 em Palmeira das Missões e em Sarandi, e canal 30 em Soledade.

Confira as datas dos próximos programas:
- 07/08: Construção do lugar de vivência - Bairro São Luiz Gonzaga (EMEF São Luiz Gonzaga).
- 04/09: Lugares de vivência, ensino e sentidos - Loteamento Maggi De Césaro (EMEF Frederico Ferri).
- 02/10: Patrimônio Ambiental - Loteamento Professor Schisler (EMEF Dyógenes Martins Pinto).
- 06/11: Patrimônio, ensino e responsabilidade social - Projeto e Exposição Rede de Memórias (MHR).

Nenhum comentário: