sábado, 8 de agosto de 2015

UPF realizará I Semana do Patrimônio

Programação se estende de 17 a 21 de agosto

Programação inicia no próximo dia 17 de agosto
O curso de História e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem, de 17 a 21 de agosto, a I Semana do Patrimônio. O evento tem como objetivo discutir a temática patrimonial e elaborar uma agenda de trabalho envolvendo pesquisadores, professores, poderes públicos municipais, conselhos de cultura e demais seguimentos interessados. A ideia é constituir um grupo de trabalho, em caráter interinstitucional/interdisciplinar, que compartilhe a discussão e a elaboração de proposições teórico-metodológicas para a produção de conhecimento acerca do tema voltadas à orientação do ensino, de políticas públicas, da pesquisa e de ações extensionistas.

A iniciativa visa observar a importância dos estudos sobre “processos de patrimonialização”, que consistem na atribuição de valor ao patrimônio. O evento pretende enfatizar que estudar a patrimonialização dos bens culturais envolve pensar nos sujeitos atuantes nesse processo, suas construções históricas (e ficcionais) vinculadas a quadros de memória a imaginários coletivos.

De acordo com a professora idealizadora do evento, Dra. Ironita Policarpo Machado, é possível identificar alguns tipos de valorização que mobilizaram, e continuam mobilizando, as sociedades ocidentais na preservação do patrimônio – os valores de antiguidade, histórico e de memória. “Esses valores são indissociáveis de um significado histórico; demandam a compreensão do encadeamento das categorias temporais (passado, presente e futuro), que mudam de acordo com determinado contexto social, marcado por diferentes ‘regimes de historicidade’, a forma como uma sociedade percebe, compreende e se situa temporalmente na história”, destacou a professora.

A partir das relações entre atribuição de valor e regimes de historicidade, objetiva-se pensar e debater o caso de Passo Fundo entre 1990-2015, duas décadas e meia que assinalam diferentes sentidos e objetivos no processo de patrimonialização de seus bens.

Nenhum comentário: