domingo, 4 de outubro de 2015

Fazendo História: Memória e Patrimônio no ensino de História

por Elisabete Becker Salomão
Graduanda do curso de História/UPF

Nesta última quinta-feira, 01 de outubro, os alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Protásio Alves realizaram uma visita de estudos ao cemitério da Vila Vera Cruz. A visita faz parte do projeto elaborado para a disciplina de Estágio Supervisionado III - Ensino Médio, ministrada pela professora Dra Flávia Caimi e supervisão da profa. Rosilvani Weimer. 

O projeto tem por objetivo desenvolver o conteúdo relacionado à antiguidade, especificamente, as civilizações greco romanas. A proposta do projeto visa contribuir para que os alunos envolvidos desenvolvam habilidades, tais como, pensar historicamente, avaliar e interpretar evidências, analisar as mudanças ao longo do tempo e raciocinar causalmente. P

Para desenvolver essas habilidades propomos a utilização de fontes históricas como material didático, dessa forma, o patrimônio histórico da cidade, no caso, o cemitério da Vila Vera Cruz, serviu como objeto de estudo, através dos cemitérios que possível analisar como a sociedade está organizada, suas estruturas socioeconômicas, suas ideologias, crenças e costumes. 

No caso específico do estudo realizado no cemitério da Vera Cruz, os alunos deveriam levantar dados como nomes, datas, inscrições e epitáfios, registrar as estatuárias e alegorias e posteriormente analisar a simbologia dos objetos, identificar e relacioná-los com a arte e cultura das civilizações greco ramonas. A partir desse trabalho os alunos puderam, também, conhecer como arqueólogos e historiadores desenvolvem seu trabalho.





Nenhum comentário: