sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Patrimônio Ambiental é tema do Programa Momento Patrimônio desta sexta-feira (02/10)

Programa vai ao ar pela UPFTV a partir das 21h

Foto: Reprodução
O tema desta edição do Programa Momento Patrimônio será “Patrimônio Ambiental” e revelará aspectos do loteamento Professor Schisler. A UPFTV exibe o programa nesta sexta-feira (02/10), a partir das 21h. O trabalho foi desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Dyógenes Martins Pinto. Esse é o penúltimo programa da temporada “Rede de Memórias”.

A escola foi uma das seis instituições de ensino que participou do projeto “Rede de Memórias”, que é o tema da 4º Temporada do Programa Momento Patrimônio. Os alunos desenvolveram trabalhos em busca da valorização do patrimônio local buscando resgatar a identidade do bairro e suas próprias identidades. Eles pesquisaram sobre as ruas e patrimônios do bairro, além de fazer uma árvore genealógica para conhecer seus antepassados.

Um dos grandes aspectos enfatizados foi o patrimônio natural do bairro, devido a presença de nascentes, córregos e vegetação. “O trabalho foi bastante satisfatório. As visitas realizadas pelos patrimônios do bairro, nas capelas, templos, foram impactantes e os alunos puderam identificar a pluralidade e diversidade religiosa e cultural do bairro. Mas a questão ambiental também impactou, porque eles se deram conta de que as nascentes e os córregos estão comprometidos”, revelou a professora da escola, Liane Kirinus.

A professora da Faculdade de Direito da UPF, Elenise Felzke Schonardie, ressaltou a importância desse trabalho. “As nascentes e seu entorno formam uma Área de Preservação Permanente. Todo o cidadão tem o dever de proteger essas áreas. Esse projeto faz com que os jovens percebam a exuberância da natureza e que existem regras que determinam que esses locais precisam ser protegidos. Esses alunos também passam a ser fiscalizadores desses espaços”, destacou Elenise.

A mediação do programa é realizada pela coordenadora do projeto e professora da UPF, Dra. Ironita Machado. Nesta edição, o programa contará ainda com a participação do professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), Dr. Marcos Gerhardt.

O Programa Momento Patrimônio é vinculado ao Centro de Cultura, Comunicação e Patrimônio da UPF e é coordenado pelo curso de História. Os programas desta temporada apresentam aspectos históricos e patrimoniais de seis comunidades passo-fundenses.
UPFTV

A UPFTV pode ser sintonizada pelo canal 4 da TV aberta ou 14 da Net, em Passo Fundo, e nos canais 20 em Carazinho, 54 em Marau, 45 em Palmeira das Missões e em Sarandi, e canal 30 em Soledade. O programa será reapresentado no sábado (03/10) e no domingo (04/10), às 20h30min.


Confira as datas dos próximos programas:
- 02/10: Patrimônio Ambiental - Loteamento Professor Schisler (EMEF Dyógenes Martins Pinto).
- 06/11: Patrimônio, ensino e responsabilidade social - Projeto e Exposição Rede de Memórias (MHR).
 

Nenhum comentário: