quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Processo de autoavaliação do ensino de graduação segue até 27 de novembro


A Universidade de Passo Fundo (UPF) tem um longo histórico de desenvolvimento de processos de autoavaliação, mecanismo que está integrado ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que regulamenta a avaliação dos alunos, cursos e instituições brasileiras.

Nesse sentido, até o dia 27 de novembro, a Instituição realiza mais um processo de autoavaliação do ensino de graduação. A avaliação das disciplinas é realizada pela intranet semestralmente, possibilitando ao aluno e ao professor avaliar o seu próprio desempenho, bem como avaliarem-se um em relação ao outro.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) informa que o instrumento conta com questões objetivas, contemplando indicadores sobre a autoavaliação, práticas didático-pedagógicas e infraestrutura de biblioteca e sala de aula. A ferramenta também permite que os alunos realizem comentários abertos em relação ao seu curso, buscando complementar e aperfeiçoar o processo de avaliação.

O coordenador da Divisão de Avaliação Institucional da UPF, professor Adriano Pasqualotti, ressalta que o Projeto de Autoavaliação Institucional na UPF constitui um conjunto de atividades para traduzir as diretrizes e objetivos propostos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em estratégias e ações. Esse processo engloba o trabalho de diversos setores que promovem a avaliação da Universidade em todas as suas dimensões, tomando como referência a sua natureza de universidade comunitária e regional, a missão inerente a todas as universidades e os padrões nacionais e internacionais de excelência universitária.

“Os resultados apresentados a partir dos processos avaliativos são imprescindíveis para que a comunidade acadêmica faça uma análise reflexiva sobre os seus processos pedagógicos, mecanismo que permite o estabelecimento de estratégias e planos de ação que visam à busca da excelência acadêmica de nossa Instituição”, salienta Pasqualotti.

A Divisão de Avaliação Institucional, que operacionaliza as ações propostas pela CPA, fica à disposição da comunidade acadêmica para outros esclarecimentos, por meio do e-mail avaliacao@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8377.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: