segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Professora da UPF participa de simpósio em Joinville

Foto: Divulgação/UPF
A professora Gizele Zanotto é uma das representantes do estado no evento
A professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), Gizele Zanotto, participou do IV Simpósio do Grupo de Trabalho de História das Religiões e Religiosidades - Regional Sul, realizado em Joinville, Santa Catarina. Norteado pelo tema “Religiões, Religiosidades e Patrimônio Cultural”, o evento foi realizado na Universidade da Região de Joinville (Univille) entre os dias 13 e 16 de outubro.

A professora Gizele participou da mesa redonda intitulada “Desafios éticos e epistemológicos na investigação das religiões e religiosidades”, juntamente com docentes da Univille e UFPR. Durante o Simpósio foram realizadas mesas redondas, conferências, simpósios temáticos e atividades artístico-culturais. Também foi definido que o próximo evento será realizado em maio de 2017 na UPF, com o tema "Transe, êxtase, possessão" nas religiões e religiosidades.

O evento, que agrega as regionais dos três estados sulinos do país, atualmente conta com dois representantes do Rio Grande do Sul, os docentes Mauro Dillmann da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Gizele Zanotto da UPF. O grupo agrega estudiosos da temática vinculados à Associação Nacional de História (ANPUH) e tem exercido um importante trabalho de defesa da diversidade cultural e religiosa ante expressões de violência física e simbólica presenciadas no Brasil contemporâneo.

Na UPF os estudos acerca das crenças têm tido destaque pelo grupo de pesquisa "Religiões e Religiosidades: possibilidades de pesquisa" coordenado pela professora Gizele Zanotto. O grupo é composto por estudantes da graduação e pós-graduação em História, além de outros interessados. Essas produções sobre as crenças de Passo Fundo e região já renderam apresentações de trabalhos, artigos e capítulos de livros, bem como a composição de acervos documentais para possibilitar a pesquisa da cultura religiosa do planalto norte.

Nenhum comentário: