quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Acadêmicos do curso de História realizam viagem de estudos ao Uruguai






Foto: Divulgação
Alunos visitaram a Colônia do Sacramento e Montevidéu, no Uruguai
Os alunos do curso de História da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram uma viagem de estudos para a Colônia do Sacramento e Montevidéu, no Uruguai. A atividade ocorreu de 30 de outubro a 2 de novembro.

De acordo com o professor do curso de História Dr. Adriano Comissoli, essa viagem proporcionou o acesso a informações sobre essa nação vizinha e condições para os acadêmicos avaliarem sua própria realidade e ponderarem sobre o potencial de integração cultural da região do Conesul, concebendo regiões articuladas transnacionalmente. “Dada a proximidade geográfica e a similitude da formação histórica, cabe apresentar e analisar peculiaridades do desenvolvimento da atual República Oriental do Uruguai, pontuando episódios de sua história colonial, de sua independência e de suas relações internacionais com o Brasil, além de aspectos de sua cultura que encontram paralelo no estado do Rio Grande do Sul”, destacou o professor.

Antes da viagem, os alunos participaram de um seminário de estudos que discutiu aspectos da formação histórica do Uruguai, demonstrando o modo como esteve fortemente ligada à história do Brasil. A viagem incluiu a visita à Colônia (antiga Colônia do Sacramento), que tem casas do século XVIII e os restos de sua muralha, e também a Montevidéu. “Seja caminhando pela Ciudad Vieja, circulando pelo Museu Histórico Nacional, conhecendo a pitoresca feira de Tristán Narvaja ou provando a gastronomia local, a viagem promoveu a convivência entre os colegas de diferentes etapas do curso de História, a reflexão crítica sobre o contraste socioeconômico do Uruguai e do Brasil, o exercício de compreender a realidade a partir do ponto de vista do outro e o estímulo à curiosidade científica”, observou o professor.

Adriano também destacou a importância da inclusão da viagem de estudos no projeto do curso de História da UPF, que alia ao estudo teórico oportunidades de aplicação e crescimento intelectual e pessoal, como a atividade realizada.


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