sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Último episódio da 4ª temporada do Momento Patrimônio vai ao ar nesta sexta-feira


Programa exibido pela UPFTV abordará a importância e resultados do projeto Rede de Memórias

Foto: Reprodução
A UPFTV exibe o último episódio da 4ª Temporada do Momento Patrimônio nesta sexta-feira (06/11), a partir das 21h
O tema da oitava edição do Programa Momento Patrimônio será “Patrimônio, ensino e responsabilidade social”. A UPFTV exibe o programa nesta sexta-feira (06/11), a partir das 21h. Esse é o último episódio da 4ª Temporada “Rede de Memórias”, que apresentou aspectos históricos e patrimoniais de seis comunidades passo-fundenses.

O programa mostrará todo o trabalho desenvolvido nas escolas participantes do projeto. A Rede de Memórias surgiu a partir de uma ampla pesquisa e coleta de dados, com atividades e ações concretas junto às escolas locais, onde os alunos e professores foram os artífices da identificação e representação do patrimônio das comunidades.

Por meio do projeto, a EMEF Frederico Ferri buscou valorizar culturas e a história da comunidade através de brinquedos e brincadeiras, além do passado e presente da comunidade por meio de fotografias. A Escola Wolmar Salton contextualizou o patrimônio da comunidade através de livro de causos e painel fotográfico. Já a Escola Urbano Ribas valorizou a memória da comunidade e identificou o Campo do Independente como patrimônio local, ponto de referência no bairro.

A EMEF São Luiz Gonzaga buscou representar a história da comunidade escolar através de jornal informativo e linha do tempo, materializando o espaço escolar com maquete. A Escola Padre Anchieta identificou a memória da comunidade através do Cemitério dos Ribeiros como patrimônio, com linha do tempo, maquete e história em quadrinhos. Por fim, a EMEF Dyógenes Martins Pinto representou a história do bairro através de cartões postais e maquete ilustrativa do espaço escolar.

A mediação do programa que vai ao ar nesta sexta-feira é realizada pela coordenadora do projeto e professora da UPF, Dra. Ironita Machado. Nesta edição, o programa contará ainda com a participação do coordenador da Memória Cultural de Porto Alegre, Dr. Luiz Antonio Bolcato Custódio, e da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Maria Dalmolin.

O Programa Momento Patrimônio é vinculado ao Centro de Cultura, Comunicação e Patrimônio da UPF e é coordenado pelo curso de História.

UPFTV
A UPFTV pode ser sintonizada pelo canal 4 da TV aberta ou 14 da Net, em Passo Fundo, e nos canais 20 em Carazinho, 54 em Marau, 45 em Palmeira das Missões e em Sarandi, e canal 30 em Soledade. O programa será reapresentado no sábado (07/11) e no domingo (08/11), às 20h30min.

Nenhum comentário: