quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Vestibular UPF tem gratuidade nas inscrições para licenciaturas


Inscrições podem ser realizadas pelo site vestibular.upf.br, até o dia 9 de novembro. Prova em 14 de novembro

Uma relação constante entre o aprender e o ensinar, numa troca sistemática de conhecimentos, onde o professor se torna referencial e construtor de saberes. Seja nas áreas de exatas, humanas ou de linguagens, a docência é profissão indispensável na constituição do conhecimento e no movimento constante de aprendizado. Valorizando a formação de professores, a Universidade de Passo Fundo (UPF) prevê gratuidade nas inscrições no processo seletivo do Vestibular de Verão 2016 para os cursos de licenciatura. Interessados podem realizar inscrição pelo site vestibular.upf.br, até o dia 9 de novembro. A prova será realizada no dia 14 de novembro, das 14h às 15h30min.

Os cursos de licenciatura fazem parte do Grupo 1, para os quais, na seleção, é exigida somente a realização da prova de redação. O candidato interessado em aproveitar a média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à realização da prova de redação deverá indicar essa opção no momento da efetivação da inscrição e, no dia da prova, deverá comparecer no local e horário indicados no comprovante de inscrição somente para assinatura de ata de presença. Poderão ser aproveitadas as médias do Enem dos últimos quatro anos (2011, 2012, 2013 e 2014).


O listão dos aprovados no processo seletivo será divulgado às 11h do dia 16 de novembro. As matrículas da primeira chamada serão realizadas de 17 a 20 de novembro.

Bolsa FUPF
Além da gratuidade na inscrição para o Vestibular, a UPF oferece auxílio de 50% para cursos de licenciatura por meio do Programa de Bolsa FUPF. O programa é regido por edital próprio. Neste Vestibular, a gratuidade está prevista para cursos de Artes Visuais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas; Letras – Português, Inglês e Respectivas Literaturas; Matemática; Música; Pedagogia e Química, no Campus Passo Fundo, além de Pedagogia no Campus Carazinho e de Educação Física e Pedagogia no Campus Soledade.


Programa de Iniciação à Docência
Propor inovações metodológicas e vivenciar a inserção na realidade cotidiana da escola é a proposta do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Na UPF, o programa envolve todos os cursos de licenciatura e, desde 2010, consolida o compromisso da Instituição com a formação do professor, numa integração direta da Universidade com as escolas públicas de educação básica de Passo Fundo, Carazinho, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões e Soledade.


Bolsas para projetos de pesquisa e extensão
Por meio da oferta de bolsas para projetos de pesquisa e extensão, a UPF incentiva seus alunos a buscarem o aprendizado de técnicas e métodos científicos, o envolvimento com ações educativas, sociais e culturais e a interação com as comunidades. No âmbito da iniciação científica, a UPF participa de três programas que, atualmente, oferecem um total de 159 bolsas. São eles o Pibic UPF, o Pibic CNPq e o Probic Fapergs. Além desses programas de bolsas, a UPF tem 107 bolsistas no Programa de Voluntários de Iniciação Científica (Pivic), no qual o aluno pode se envolver de forma voluntária, recebendo um auxílio para participar na Mostra de Iniciação Científica. 


Já as bolsas do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e Assuntos Comunitários (Paidex) são destinadas a alunos vinculados a projetos de extensão da Universidade. Em 2015, por exemplo, estão sendo oferecidas 224 bolsas por meio de 90 projetos de extensão desenvolvidos nas áreas de comunicação, cultura, educação, direitos humanos e justiça, meio ambiente, saúde, tecnologia, produção e trabalho. Os processos de seleção dos bolsistas são realizados por edital.

Informações
Outras informações sobre o processo seletivo do Vestibular de Verão 2016 da UPF podem ser obtidas no site vestibular.upf.br; pelo e-mail vestibular@upf.br; ou pelo telefone 0800 701-8220.

Nenhum comentário: