terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Docente do curso de História participa de Reunião de discussão da Base Nacional Curricular Comum (BNCC)


No dia 26 de novembro, a convite do GT Ensino de História e Educação do núcleo estadual da Associação Nacional de História (Anpuh-RS), reuniram-se na Faced, UFRGS, professores dos cursos de graduação em História de diferentes universidades, dos Institutos Federais, e de escolas públicas da rede municipal e estadual do Estado. A pauta principal foi debater a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A professora Rosane Neumann representou o curso de História da UPF na ocasião, e destacou pontos de discussão do encontro.

Inicialmente, os membros do GT apresentaram o contexto de discussão e as bases legais nas quais a BNCC está ancorada - LDB, DCN, PNE - , bem como salientaram que a proposta foi elaborada por um grupo de professores do ensino superior da área de História, bem como professores da Educação Básica. Seu objetivo é instituir um currículo prescrito comum para a Educação Básica, abrangendo 60% do currículo, e os outros 40% abertos, para definição regional. O mote central mobilizador é a História do Brasil. 

Ainda, intensificar a divulgação da discussão junto às escolas, visto que a grande maioria das instituições da educação básica estão alheias  a discussão, o que ficou claro na reunião. Por fim, ficou combinado elaborar uma nota oficial do GT na reunião do dia 12 de dezembro, bem como manter a discussão focada na BNCC, e não desviar para a execução e avaliação da mesma, visto que isso é um processo posterior.

Para conhecer o documento acesse basenacionalcomum.mec.gov.br

Nenhum comentário: