segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Inscrições para Vestibular Complementar encerram nesta terça-feira


A Universidade de Passo Fundo (UPF) inscreve para o processo seletivo complementar de verão 2016. As vagas disponíveis são destinadas para ingresso, no primeiro semestre de 2016, em cursos de graduação na modalidade presencial. A inscrição deve ser feita via internet, pelo site vestibular.upf.br, até o dia 5 de janeiro de 2016.

A seleção dos candidatos acontecerá por meio de prova única de redação da UPF no dia 9 de janeiro de 2016, das 14h às 15h30min, na Universidade de Passo Fundo, ou por meio da utilização da nota obtida na redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As provas dos cursos dos campi serão realizadas no respectivo campus, obedecendo ao calendário e às normas de seleção e classificação do processo seletivo complementar, exceto para candidatos sabatistas, que deverão realizar a prova em Passo Fundo.

Os candidatos somente poderão aproveitar as notas obtidas na redação do Enem dos últimos quatro anos (2011, 2012, 2013 e 2014), devendo informar, no ato da inscrição, o ano de realização do exame e o número de inscrição no Enem.
Os candidatos serão classificados, conforme a ordem decrescente, pela nota obtida na prova de redação da UPF, ou pela nota obtida na redação do Enem dos anos de 2011 a 2014. A lista dos candidatos selecionados será divulgada no dia 11 de janeiro de 2016, a partir das 11h, no site da UPF.

Benefícios financeiros
Bolsas
Como opções que facilitam o ingresso e a permanência no ensino superior, a UPF possibilita o acesso a uma série de benefícios financeiros para seus acadêmicos, entre eles o Prouni, que é dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, nesse caso, desde que na condição de bolsistas integrais.


A UPF também oferece o Programa de Bolsa Auxílio 25%, o qual prevê gratuidade de 25% para o curso de Ciência da Computação (B). Além disso, há o Programa de Bolsa FUPF (Lei nº 12.101/09), o qual prevê gratuidade de 50% para os seguintes cursos: Campus Passo Fundo – Administração (B) (Manhã); Artes Visuais (L); Filosofia (B e L); Física (L); Geografia (L); História (L); Letras, Português - Espanhol e Respectivas Literaturas (L); Letras, Português - Inglês e Respectivas Literaturas (L); Matemática (L); Química (B e L); Secretariado Executivo (B) e Serviço Social (B); Campus Carazinho: Pedagogia (L); Campus Soledade: Educação Física (L) e Pedagogia (L).
A Universidade oferece ainda o Programa Recomeçar Plus, que possibilita o ingresso diferenciado a pessoas com idade mínima de quarenta anos e com ensino médio concluído, disponibilizando um excedente de vagas nos cursos na sede e nos campi. Será concedido desconto de 50% nas mensalidades ao candidato aprovado por meio desse programa, desde que não acumule outro benefício financeiro, conforme normativa institucional.

Programas de crédito
Os interessados também podem aderir, dentre os programas de crédito, ao Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF), que concede 50% de benefício estudantil quando a renda familiar bruta for igual ou inferior a 15 salários mínimos e a renda per capita do grupo familiar for de até 3,5 salários mínimos.


Existem ainda outras opções, como o Programa Municipal de Crédito (Promucred), o Programa Emergencial de Crédito (PEC) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Fies segue regramento próprio e a adesão e/ou permanência da UPF no programa está condicionada ao teor das novas normativas a serem estabelecidas pelo governo federal.
Os editais para bolsas e para os programas de crédito estão disponíveis no site da UPF.         
    
Inscrições
As inscrições devem ser feitas via internet até o dia 5 de janeiro, mediante o pagamento, na rede bancária, da taxa de R$ 35,00, facultando-se ao candidato a utilização das estruturas da Central de Atendimento ao Aluno da UPF e das secretarias dos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi e Soledade para realizá-la. Para os cursos de licenciatura, a inscrição será gratuita.


As orientações sobre o processo seletivo complementar de verão 2016 estão disponíveis no site vestibular.upf.br.

Fonte: Imprensa UPF

Nenhum comentário: