terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Programa Parceiro UPF inscreve até 12 de janeiro

Estudantes de graduação têm a oportunidade de acompanhar intercambistas estrangeiros em atividades dentro e fora da Universidade

A Universidade de Passo Fundo (UPF), a cada semestre, recebe diversos estudantes estrangeiros. Para integrar os alunos intercambistas, a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) realiza o programa Parceiro UPF. A iniciativa se destina a estudantes de graduação que tenham o desejo de colaborar na acolhida ao intercambista de forma voluntária e que, preferencialmente, falem uma língua estrangeira, priorizando-se o inglês e o  espanhol. As inscrições podem ser feitas até 12 de janeiro pelo site www.upf.br/aaii, no link Formulário.

O Parceiro UPF terá contato com outras culturas, com outros idiomas, fará novas amizades e conhecerá um pouco sobre o ensino e as universidades estrangeiras. O objetivo é promover a integração cultural do intercambista, por meio de orientação e, se possível, do acompanhamento em atividades culturais que a cidade oferece, como apresentações teatrais, cinema, exposições, shows e festas.

Além disso, o integrante do programa participará de reuniões ou atividades da Assessoria Internacional, buscando a boa acolhida e a integração do intercambista. Também irá recepcioná-lo na sua chegada, orientando-o a se localizar na cidade de Passo Fundo e a encontrar um local para morar e poderá auxiliá-lo no que concerne à utilização dos meios de transporte urbano, assim como às atividades de rotina que possam envolver supermercados, bancos, correios, restaurantes, entre outros. Além disso, o Parceiro UPF deve conduzir o aluno à sua Unidade Acadêmica, situando-o também em relação aos diferentes espaços da UPF, como Biblioteca, Centro de Convivência e laboratórios. Outra ação a ser conduzida pelo parceiro é o encaminhamento do estrangeiro à Polícia Federal, para legalizar a sua estadia nos primeiros dias da sua chegada.

Como participar
O candidato ao Programa deverá preencher o formulário de inscrição e entregá-lo pessoalmente na Assessoria Internacional, até o dia 12 de janeiro.

É importante que os voluntários tenham ciência de que o candidato não fará a escolha do intercambista. Esse será designado de acordo com a unidade de vínculo do candidato e com a língua estrangeira falada.

O formulário de inscrição será avaliado e os alunos serão contatados para participar de uma reunião de preparação à acolhida dos intercambistas, momento em que assinarão um termo de compromisso de voluntariado.

Outras informações podem ser obtidas diretamente com a AAII pelo telefone 54 3316-8117.

Nenhum comentário: