quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Integração marca Recepção Acalourada da UPF

Calouros foram recepcionados com programação especial, palestra com Marcos Piangers e momento cultural com música e descontração

Foto: Gelsoli Casagrande
Calouros foram recepcionados com programação especial
Como forma de receber os novos acadêmicos, a Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou, na manhã desta quarta-feira, 24 de fevereiro, a já tradicional Recepção Acalourada. Calouros de diferentes cursos de graduação, acompanhados de seus professores, estiveram no ginásio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) para participar da programação especial, que contou com uma palestra proferida pelo jornalista Marcos Piangers, sobre o tema “Inovação, uma espiada no futuro”.

Inicialmente, os membros da Reitoria da UPF e a presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE), Larissa Gehlen Pedro, deram as boas-vindas aos alunos ingressantes. Participaram a vice-reitora de Graduação Rosani Sgari, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Maria Dalmolin e o vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior. Para a professora Rosani, esses estudantes, a partir de agora, passam a construir a história da Instituição. “Como os acadêmicos convivem uma boa parte da vida dentro da Universidade, ela se torna sua nova casa, seu novo espaço, e, nós, como instituição de ensino superior, contribuímos com a construção das suas carreiras profissionais”, comentou.

Papo com os calouros
Logo em seguida, o convidado Marcos Piangers iniciou a palestra. Questões sobre tecnologia e oportunidades digitais, com assuntos relacionados ao modo como a internet e os smartphones estão mudando empresas, marcas e pessoas, foram abordadas. “Os jovens que estão iniciando uma vida acadêmica veem uma mudança brutal no mercado de trabalho. Atualmente, por exemplo, há uma mudança na forma como um jornalista lida com a informação, bem como no modo como um publicitário lida com a publicidade. Tudo está mudando, se reconstruindo, se redesenhando. Esse público revoluciona grandes mercados e impõe novas formas de fazer negócio”, relatou.


Prestar atenção nas aulas, fazer conexões, aproveitar o ambiente da Universidade, onde há pessoas interessadas e criativas, para compartilhar ideias e colocá-las em prática e não desperdiçar o conhecimento que os professores transmitem, também foram algumas dicas que Piangers deu aos acadêmicos.
Isadora Fappi Scherer, de Lagoa Vermelha, foi uma das alunas que participou da conversa com Piangers. Ingressante no curso de Medicina Veterinária, ela espera, com a graduação, aprender a garantir o bem-estar animal. “Quero também poder desenvolver projetos sociais nessa área, além de ser uma boa médica-veterinária e sempre agir com ética”, contou. 

Ações culturais
A programação da Recepção ainda foi marcada por música e descontração, em uma ação cultural que foi realizada em frente ao Centro de Convivência. Nesse espaço, os calouros prestigiaram uma apresentação acústica de Chico Frandoloso e Jei Silvano, e uma performance da banda Los Marias. Com o propósito de promover a integração dos alunos, a Recepção Acalourada propôs um espaço de descontração, onde os calouros puderam realizar um piquenique.


Integrando a recepção aos calouros, também foi contemplada na programação a realização da Feira Ecológica, com a comercialização de alimentos orgânicos, incentivando a alimentação saudável.

Campi
A fim de contemplar os estudantes de diferentes turnos, a Recepção Acalourada segue na noite desta quarta-feira. No decorrer dos meses de fevereiro e março, a Reitoria deve recepcionar os acadêmicos dos campi com atividades culturais.

Nenhum comentário: