sábado, 20 de fevereiro de 2016

UPF terá volta às aulas nesta terça-feira, 23 de fevereiro

Programação especial integrará os novos estudantes à Universidade

Foto: Arquivo UPF
Alunos retornam às atividades na próxima semana
A Universidade de Passo Fundo (UPF) realizará uma programação especial para receber alunos e professores no início do primeiro semestre de 2016, organizada e já anunciada pela Vice-Reitoria de Graduação. A volta às aulas ocorre na terça-feira, 23 de fevereiro, em Passo Fundo e nos campi Casca, Carazinho, Sarandi, Soledade, Lagoa Vermelha e Palmeira das Missões.

Aula Magna para o corpo docente com a pesquisadora Terezinha Rios
Encontro de formação marcará o início das atividades dos professores em 2016


Os professores da Instituição retomam as atividades ainda na segunda-feira, 22 de fevereiro, quando participarão de Aula Magna com a pesquisadora e consultora Terezinha Rios. A atividade é promovida pela Vice-Reitoria de Graduação e acontece a partir das 19h30min, no Centro de Eventos. “A docência universitária como profissão: formação e ética” é o título da conferência que será ministrada pela professora convidada. O encontro integra o Programa de Formação Docente da Universidade e marca o início do ano letivo, sendo forte espaço de integração e reflexão entre os participantes.

O melhor jeito de recomeçar
Para a vice-reitora de Graduação, professora Dra. Rosani Sgari, o “cuidado que os tempos estão a exigir ultrapassam a ciência e a técnica; a qualidade passa pelo cuidar de si, do outro e da instituição. A Aula Magna, preparada com tanto zelo pela equipe da Vice-Reitoria de Graduação, permitirá a reflexão e, quiçá, a boa deliberação. Afinal, o ofício de “ser professor” continuamente nos impulsiona a mudar e a desenvolver. A Aula Magna nos permitirá o abraço; a certeza de que somos super-humanos. Aí está o melhor jeito de recomeçar com nossos alunos,” enfatiza.


Recepção Acalourada
Ainda, segundo a vice-reitora, as reuniões realizadas ao longo do semestre com os alunos/DCE, com os coordenadores de curso, diretores de unidade e colegas da Reitoria e Agecom resultaram na organização de uma Recepção Acalourada, que marca a vida acadêmica de quem está iniciando e projetando o futuro”.

Deste modo, os ingressantes serão recebidos em suas Unidades Acadêmicas, onde conhecerão detalhes sobre seus cursos e a Universidade. Na quarta-feira, 24 de fevereiro, a Reitoria dará boas-vindas aos calouros que, em seguida, participam da palestra “Inovação: uma espiada no futuro”, com o jornalista Marcos Piangers. Essas atividades acontecem no Ginásio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff).
Após a palestra, os alunos serão convidados para a Ação Cultural, em frente ao Centro de Convivência, que proporcionará a integração entre calouros e veteranos. A Ação contará com a música acústica de Chico Frandoloso e, com apoio do DCE, da banda Los Marias. Integrantes do Pibid contribuirão com a iniciativa.
A Recepção Acalourada ocorre no dia 24 pela manhã e à noite, a fim de contemplar os estudantes dos diferentes turnos. Ainda no dia 24, o Campus I receberá mais uma edição da Feira Ecológica.
A Reitoria recepcionará os estudantes dos Campi no decorrer dos meses de fevereiro e março, quando também serão realizadas atividades culturais.

Veterano Gente Boa
A campanha “Veterano Gente Boa” incentiva os veteranos a auxiliarem os calouros na ambientação acadêmica e esclarece sobre a proibição de qualquer tipo de trote. Para a vice-reitora de Graduação, professora Rosani Sgari, conquistar o status de “veterano gente boa” é fundamental para a qualificação de nossos futuros profissionais, pois saber acolher um colega durante a vida acadêmica significa saber acolher os colegas e clientes do futuro.


Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: