quinta-feira, 3 de março de 2016

Doutorando do PPGH da UPF realiza pesquisa em universidade da Alemanha



Foto: Divulgação
Tese aborda os projetos de cooperação desenvolvidos pela entidade episcopal alemã Misereor no Sul do Brasil nas décadas de 1960 e 1970
O doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF) Douglas Franzen realizou pesquisa na Universidade RWTH de Aachen, na Alemanha. A pesquisa refere-se à tese que está sendo desenvolvida no PPGH sob orientação do professor Dr. João Carlos Tedesco, na qual são abordados os projetos de cooperação desenvolvidos pela entidade episcopal alemã Misereor no Sul do Brasil nas décadas de 1960 e 1970. O doutorando viajou com auxílio do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), que subsidia despesas para pesquisas em universidades da Alemanha.

A Misereor é uma agência de cooperação mantida por recursos próprios e também com recursos do governo alemão, que realiza, desde 1959, projetos de desenvolvimento nos países com condições socioeconômicas fragilizadas. A tese busca entender de que modo se transcorreu esse processo nas regiões agrícolas dos três estados do Sul do Brasil. No arquivo da Misereor, foram analisados 55 projetos e levantados dados estatísticos para conjecturar as frentes de cooperação desenvolvidos no período.

Na Universidade RWTH, sob orientação do professor Dr. Bernward Schmidt, foi possível acessar o acervo bibliográfico do Departamento de História da Igreja da instituição.

O DAAD
Desde a fundação, em 1972, o DAAD coordena programas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros, divulga as instituições de ensino superior alemãs, promove feiras de estudantes e congressos científicos, além de realizar palestras e seminários sobre o tema “Estudar na Alemanha”. Outras informações sobre o DAAD podem ser obtidas pelo site www.daad.org.br/pt/.


PPGH
Informações sobre os cursos de Mestrado e Doutorado em História e seus processos seletivos estão no site www.upf.br/ppgh, ou podem ser consultadas em contato pelo e-mail pghis@upf.br ou telefone (54) 3316-8339.

Nenhum comentário: