quinta-feira, 3 de março de 2016

PPGH/UPF realiza primeiras bancas de qualificação de projeto de tese do Doutorado em História



A coordenação do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (PPGH/IFCH/UPF) convida a comunidade acadêmica para assistir às primeiras bancas de qualificação de projeto de tese do curso de Doutorado em História. As apresentações ocorrem nos dias 9 e 11 de março, na Sala de Defesas do IFCH, Prédio B4.

No dia 9, às 14h, a defesa será do doutorando Felipe Cittolin Abal. O título da tese é “Os pedidos de extradição contra Gustav Wagner e Erich Priebke: o processo decisório na perspectiva de uma prática histórico jurídica de análise”. O trabalho busca analisar e compreender o processo decisório dos julgadores e as decisões judiciais obtidas em dois casos de pedidos de extradição contra criminosos nazistas ocorridos na América do Sul, com o objetivo de compreender os motivos que levaram aos resultados diversos obtidos.

A banca examinadora será composta pela Dra. Ana Luiza Setti Reckziegel (PPGH/UPF/orientadora), pela Dra. Ironita Policarpo Machado (PPGH/UPF) e pelo Dr. Gabriel Antinolfi Divan (PPGD/UPF).


Já no dia 11, também às 14h, será a vez do doutorando Giovani Balbinot. O título da tese é “QUÁ COMANDO MI - Coronelismo na região Colonial italiana: ações políticas do Cel. Agilberto Atílio Maia no município de Guaporé (1912–1930)”. O objetivo do trabalho consiste em buscar delinear o perfil do coronel atuante na região de colonização italiana, percebendo suas peculiaridades e similaridades, adequadas a essa região, em comparação com o coronelismo presente em outras regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil. A tese propõe-se, também, a formatar uma análise que permita entender a dinâmica que entrelaçava os desejos e ambições políticas e os poderes locais coronelistas em busca sempre de maior autoridade e autonomia em suas esferas de ação.

A banca examinadora contará com o Dr. João Carlos Tedesco (PPGH/UPF/orientador), a Dra. Ana Luiza Setti Reckziegel (PPGH/UPF) e o Dr. René Ernani Gertz (PPGH/PUCRS).
Mais informações sobre os cursos de Mestrado e Doutorado em História e seus processos seletivos estão no site www.upf.br/ppgh, ou podem ser consultadas em contato pelo e-mail pghis@upf.br ou telefone (54) 3316-8339.

Nenhum comentário: