sexta-feira, 29 de abril de 2016

5ª Temporada do Momento Patrimônio é lançada

Primeiro programa vai ao ar nesta sexta-feira (27/04) na UPFTV

Foto: Natália Fávero
Nova temporada do Programa foi lançada na noite de quarta-feira (27/04), na UPF TV

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da UPFTV e Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), lançou na quarta-feira, 27 de abril, a 5º Temporada do Programa Momento Patrimônio. Os mais de 2,4 mil quilômetros percorridos no ano passado pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná resultaram em uma nova série com oito episódios, que mostram o patrimônio em diferentes partes da região sul do Brasil. O primeiro programa vai ao ar nesta sexta-feira, 29 de abril, na UPF TV.

O Momento Patrimônio é vinculado ao Centro de Cultura Memória e Patrimônio da UPF e é coordenado pelo PPGH. Um dos principais objetivos do programa é conscientizar a população sobre a importância do patrimônio histórico, cultural e natural de Passo Fundo e região.

Nesta 5ª temporada, a comunidade poderá conhecer os espaços de memória e de patrimônio da região sul brasileira buscando a intervenção escolar por meio da educação patrimonial. “Nesta edição, o programa ousou mais ainda e ultrapassou os muros de Passo Fundo. Percorremos várias cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Um dos historiadores que participam desta temporada disse que o patrimônio está no conhecer, no pertencer e no externar e é desta forma que também pensamos e tentamos fazer da melhor forma possível o Momento Patrimônio”, declarou a diretora do Programa Momento Patrimônio, em nome da equipe da UPFTV, a jornalista Deisi Fanfa.

A coordenadora do Projeto Momento Patrimônio, professora Dra. Ironita Policarpo Machado, destacou a importância deste projeto. “O capital que o projeto tem constituído ao longo desses anos é de ordem simbólica. Esse capital simbólico é de um valor incalculável, porque se constitui de reconhecimento e respeito à memória, à história e ao patrimônio de comunidades locais e sociedades regionais e, acima de tudo, no processo de formação dos envolvidos, na democratização do conhecimento e do respeito a pluralidade cultural”, enfatizou Ironita.

Representando a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, o coordenador da Divisão de Extensão, Márcio Tascheto, ressaltou que o projeto é uma experiência modelo. “O Momento Patrimônio é um programa de extensão que foi além daquilo que desenhamos. É uma experiência modelo de como queremos construir as ações extensionistas nesta Universidade. O projeto foi construindo formas de se vincular a pesquisa e ao ensino também. Ele está se tornando um verdadeiro patrimônio da cidade, da Universidade e da região sul”, assegurou Tascheto.

Primeiro programa será exibido nesta sexta-feira
O primeiro episódio do programa terá como tema “A trajetória do patrimônio”, com a participação da arquiteta e secretária municipal de Planejamento, Ana Paula Wickert e da professora do PPGH, Dra. Jacqueline Ahlert, com mediação da coordenadora do projeto Momento Patrimônio e professora do PPGH, Ironita Policarpo Machado.

O programa será exibido nesta sexta-feira (29/04), às 21h, com reprise no sábado (30/04), às 20h30, e no domingo (1º/05), às 18h30min.

Convênio entre FUPF e Instituto Histórico
A FUPF e o Instituto Histórico de Passo Fundo assinaram, durante o evento, o protocolo de intenções de um convênio, que deve ser firmado nos próximos dias. O Instituto Histórico concede direito de acesso ao acervo documental, que objetiva exclusivamente a pesquisa, a produção de conhecimento e sua divulgação para a comunidade acadêmica e a sociedade. Em contrapartida, a FUPF vai colaborar no processo de gestão do acervo documental.


Nenhum comentário: