terça-feira, 28 de junho de 2016

Produções de História Moderna II mobilizam estudantes de História

Desafios para a construção dos novos educadores reflexivos e multiplicadores de autonomia
Profª Drª Ironita Policarpo Machado

Atualmente o desafio das licenciaturas é conceber e orientar os acadêmicos ao protagonismo formativo. Dito de outra forma, os nossos alunos farão em suas salas de aula o que fazemos com eles nas nossas. Da mesma forma que os alunos de nossos alunos orientarão suas práticas com base nas práticas de seus professores, nossos atuais alunos.
Portanto, as inspirações dos professores estão em grande medida pautados por “reflexos” ou exemplos de professores do passado (tanto teórico como prático). Nesse sentido, é inegável o papel das influências na formação profissional, assim, no semestre 2016/1, na disciplina de História Moderna II, desenvolvemos uma metodologia que proporcionasse aos acadêmicos do Curso de História um espaço de construção de autonomia, com o objetivo de valorizar a pesquisa e a criatividade pedagógica.
Mesmo diante de resistências, queixas e medos dos acadêmicos, insistimos na metodologia, que tem como pressuposto o aluno-educador e o professor-pesquisador. Os mesmos foram desafiados a resolver questões historiográficas referentes as temáticas da disciplina, a elaborar sínteses históricas e a elaborar propostas de recursos didáticos sobre as temáticas, focando em um ponto do conteúdo. A experiência teve como metodologia as orientações dos Grupos áulicos e a Metodologia da Problematização, adaptadas a realidade do ensino superior. Assim, aprendendo com os pares e construindo em aula uma experiência formativa – educativa, os alunos foram avaliados por sua capacidade de resolver problemas e por sua criatividade didática, e acompanhados em segurança teórico-metodológica e historiográfica.


Aqui estão alguns frutos destes graduandos que deram mais alguns passos a sua formação como educadores reflexivos e multiplicadores de autonomia:



As cabeças da Revolução Francesa - para visualizar clique aqui


Histórias e Memórias: Diários de uma Revolução - para visualizar clique aqui


Jogo da Vida Moderna - para visualizar clique aqui


Révolution FranceZine - para visualizar clique aqui

Nenhum comentário: